Carreira Educação Saúde Sete Lagoas

Quais são os cuidados necessários para a pessoa idosa nesse tempo seco?

O que é umidade do ar?

O termo serve para designar a porcentagem de vapor de água presente no ar. Essa medida afeta diretamente o nosso organismo, uma vez que, quanto mais baixa a umidade, maior a probabilidade de alterações respiratórias, infecções e pele ressecada. O ideal é que a umidade relativa do ar alcance o meio termo. Entre 40% e 70%, o índice é considerado confortável para o organismo humano. Abaixo dos 30%, os meteorologistas tratam como sinal de alerta.

Cuidados especiais devem ser tomados com idosos, pois, além de muitos deles não tomarem a quantidade diária mínima necessária de água, ainda têm mais facilidade em desidratar, razão pela qual a ingestão de líquidos torna-se fundamental nessa época do ano. A falta de água pode agravar os problemas cardíacos, particularmente em indivíduos hipertensos ou com problemas cardiovasculares preexistentes. Tais cuidados são fundamentais porque, no clima seco, o organismo perde mais líquidos e o sangue fica com menor concentração de água, ou seja, torna-se mais viscoso. Isso pode aumentar a pressão arterial e provocar com mais facilidade obstruções nas veias e artérias, causando infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC). Também aumenta o risco da formação de trombos, uma espécie de coágulo que impede a circulação do sangue. Se esse problema ocorrer em órgãos importantes, as consequências podem ser graves.

Mas como reduzir as consequências do clima seco?

  • Invista na hidratação, consumindo muito líquido e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele para evitar dermatites.
  • Ambientes fechados devem ser arejados regularmente. Uma alternativa é usar vaporizadores, assim como recipientes com água em ambientes mais secos.
  • Coloque uma bacia de água no ambiente para ajudar a evitar o ressecamento da mucosa respiratória, além de aliviar desconfortos em crises alérgicas já manifestadas.
  • Usar roupas leves.
  • Mantenha uma alimentação saudável, longe de frituras, gordura industrializada e comidas pesadas. Invista em frutas e verduras.
  • Use cremes para minimizar os efeitos do tempo seco na pele.
  • Use sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente.
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio prescrito pelo médico oftalmologista.
  • Evite banhos prolongados com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele.
  • O uso de máscaras pode ajudar a controlar a inalação de fuligem.

É importante lembrar que, caso esteja se sentindo mal, procure imediatamente um serviço médico. Não tome medicamentos por conta própria.

Dra. Tatiane Alves Silva
Graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
Especialista em Geriatria e Gerontologia – UFMG
Fisioterapeuta domiciliar em Sete Lagoas
Fisioterapeuta do Meu Canto Conviver
Fisioterapeuta do Residencial Real Sênior