Na próxima sexta-feira, 20 de dezembro, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Sete Lagoas completa um ano de atividades. Desde sua inauguração, o espaço consolidou-se como um importante núcleo de cidadania, aproximando os cidadãos do Legislativo Municipal e oferecendo diversos serviços essenciais nas dependências da Câmara.
O presidente da Câmara, vereador Caio Valace, destacou a criação do CAC como uma estratégia para ampliar o acesso da população à Casa Legislativa e facilitar a solução de demandas cotidianas. “Instalamos aqui serviços como o Procon Câmara, a Ouvidoria, o posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Internet Popular, que inclui acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, realizamos mutirões como o Desenrola, que ajudou muitos cidadãos a renegociar dívidas e recuperar o crédito”, relembra Valace.
O CAC concentra uma ampla gama de serviços em suas instalações:
- Procon Câmara: Atendimento ao consumidor para resolução de conflitos.
- TREnet: Alistamento eleitoral, atualização ou correção do título eleitoral; informação de dados sociais; regularização do título eleitoral cancelado, consulta da situação eleitoral; impressão do título eleitoral, etc.
- Galeria Cultural: Espaços voltados para atividades culturais.
- Internet Popular: Programa voltado à inclusão digital, em especial para Pessoas com Deficiências (PCD).
- Currículos: Criação, suporte personalizado, revisão e otimização, além de armazenamento dos currículos para futuras alterações.
- Cejusc/Papre (Mediação de Conflitos): Em implantação por meio de parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, vai permitir soluções de conflitos por meio de diálogo, evitando a judicialização de processos.
- Demais serviços: Inscrição em concursos públicos; inscrição em programas de Governo; emissão de segunda via de contas, xerox gratuito (com limitação); digitalização de documentos; cadastro escolar; impressão de documentos, etc.
Outras iniciativas de destaque, com algumas etapas já concluídas, incluem a criação do Posto de Acolhimento à Mulher, oferecendo apoio psicossocial, por meio de profissionais especializados, cedidos por meio de acordo entre a Câmara e a Prefeitura.
Ao longo deste primeiro ano, o CAC demonstrou ser um exemplo de boa governança, proporcionando maior acesso à cidadania e respondendo às necessidades da população. “O CAC é um marco que nos permitiu estar mais próximos do cidadão, conectando a Câmara às universidades, escolas e ao setor cultural”, reforça o presidente da Câmara.
MUTIRÃO DE EMPREGOS E DESENROLA
A celebração de um ano do CAC reafirma o compromisso da Câmara Municipal com a oferta de serviços de qualidade e o fortalecimento do vínculo com a comunidade sete-lagoana. Dentre as iniciativas, a realização de três Mutirões de Emprego de Sete Lagoas e duas edições do Desenrola, evento voltado para a negociação e quitação de dívidas.
Na última edição do Mutirão de Empregos, parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas, a Câmara Municipal e a Associação CriaRH, grupo de profissionais de recursos humanos da cidade, participaram 12 empresas e quase 800 vagas foram oferecidas durante dois duas de evento.
E em outra parceria, – também com a Prefeitura por meio do Procon – a Câmara Municipal de Sete Lagoas, realizou duas edições do Desenrola – Mutirão de Negociação de Dívidas, evento voltado para a renegociação de dívidas de consumidores pessoa física.
Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de agendamento prévio, o Desenrola ofereceu uma oportunidade para regularizar débitos financeiros e retomar o acesso ao crédito. A primeira edição do Desenrola, realizada em março de 2024, foi um sucesso, com 81% das dívidas renegociadas e 544 atendimentos realizados. A mesma média foi mantida na segunda edição, realizada entre 11 e 13 de dezembro deste ano.
Para o diretor do CAC, José Márcio, com a intensificação da divulgação de todos os serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento ao Cidadão, um público cada vez maior será alcançado. “Considerando os índices de sucesso obtidos nos programas como o Mutirão e o Desenrola, além dos outros serviços, com atendimento de aproximadamente 1.200 pessoas, podemos dizer que estamos chegando às pessoas, facilitando a vida do cidadão, e é este mesmo o objetivo do CAC e da Câmara”, reforça o diretor do CAC.
Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas
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