Início » Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) completa um ano de prestação de serviços na Câmara Municipal de Sete Lagoas
Sete Lagoas

Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) completa um ano de prestação de serviços na Câmara Municipal de Sete Lagoas

Na próxima sexta-feira, 20 de dezembro, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Sete Lagoas completa um ano de atividades. Desde sua inauguração, o espaço consolidou-se como um importante núcleo de cidadania, aproximando os cidadãos do Legislativo Municipal e oferecendo diversos serviços essenciais nas dependências da Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Caio Valace, destacou a criação do CAC como uma estratégia para ampliar o acesso da população à Casa Legislativa e facilitar a solução de demandas cotidianas. “Instalamos aqui serviços como o Procon Câmara, a Ouvidoria, o posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Internet Popular, que inclui acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, realizamos mutirões como o Desenrola, que ajudou muitos cidadãos a renegociar dívidas e recuperar o crédito”, relembra Valace.

O CAC concentra uma ampla gama de serviços em suas instalações:

  • Procon Câmara: Atendimento ao consumidor para resolução de conflitos.
  • TREnet: Alistamento eleitoral, atualização ou correção do título eleitoral; informação de dados sociais; regularização do título eleitoral cancelado, consulta da situação eleitoral; impressão do título eleitoral, etc.
  • Galeria Cultural: Espaços voltados para atividades culturais.
  • Internet Popular: Programa voltado à inclusão digital, em especial para Pessoas com Deficiências (PCD).
  • Currículos: Criação, suporte personalizado, revisão e otimização, além de armazenamento dos currículos para futuras alterações.
  • Cejusc/Papre (Mediação de Conflitos): Em implantação por meio de parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, vai permitir soluções de conflitos por meio de diálogo, evitando a judicialização de processos.
  • Demais serviços: Inscrição em concursos públicos; inscrição em programas de Governo; emissão de segunda via de contas, xerox gratuito (com limitação); digitalização de documentos; cadastro escolar; impressão de documentos, etc.

Outras iniciativas de destaque, com algumas etapas já concluídas, incluem a criação do Posto de Acolhimento à Mulher, oferecendo apoio psicossocial, por meio de profissionais especializados, cedidos por meio de acordo entre a Câmara e a Prefeitura.

Ao longo deste primeiro ano, o CAC demonstrou ser um exemplo de boa governança, proporcionando maior acesso à cidadania e respondendo às necessidades da população. “O CAC é um marco que nos permitiu estar mais próximos do cidadão, conectando a Câmara às universidades, escolas e ao setor cultural”, reforça o presidente da Câmara.

MUTIRÃO DE EMPREGOS E DESENROLA

A celebração de um ano do CAC reafirma o compromisso da Câmara Municipal com a oferta de serviços de qualidade e o fortalecimento do vínculo com a comunidade sete-lagoana. Dentre as iniciativas, a realização de três Mutirões de Emprego de Sete Lagoas e duas edições do Desenrola, evento voltado para a negociação e quitação de dívidas.

Na última edição do Mutirão de Empregos, parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas, a Câmara Municipal e a Associação CriaRH, grupo de profissionais de recursos humanos da cidade, participaram 12 empresas e quase 800 vagas foram oferecidas durante dois duas de evento.

E em outra parceria, – também com a Prefeitura por meio do Procon – a Câmara Municipal de Sete Lagoas, realizou duas edições do Desenrola – Mutirão de Negociação de Dívidas, evento voltado para a renegociação de dívidas de consumidores pessoa física.

Gratuito e aberto ao público, sem necessidade de agendamento prévio, o Desenrola ofereceu uma oportunidade para regularizar débitos financeiros e retomar o acesso ao crédito. A primeira edição do Desenrola, realizada em março de 2024, foi um sucesso, com 81% das dívidas renegociadas e 544 atendimentos realizados. A mesma média foi mantida na segunda edição, realizada entre 11 e 13 de dezembro deste ano.

Para o diretor do CAC, José Márcio, com a intensificação da divulgação de todos os serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento ao Cidadão, um público cada vez maior será alcançado. “Considerando os índices de sucesso obtidos nos programas como o Mutirão e o Desenrola, além dos outros serviços, com atendimento de aproximadamente 1.200 pessoas, podemos dizer que estamos chegando às pessoas, facilitando a vida do cidadão, e é este mesmo o objetivo do CAC e da Câmara”, reforça o diretor do CAC.

 

Por  Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar