Início » Vice-governador e secretário de Estado de Saúde visitam Sete Lagoas e anunciam repasse da gestão do Hospital Regional ao município
Saúde Sete Lagoas

Vice-governador e secretário de Estado de Saúde visitam Sete Lagoas e anunciam repasse da gestão do Hospital Regional ao município

Despacho assinado garante transferência da administração após conclusão das obras, prevista para 2026, beneficiando 650 mil moradores de 35 municípios da região.

O Governo de Minas Gerais oficializou, nesta terça-feira (12/8), um passo decisivo para a futura operação do Hospital Regional de Sete Lagoas (HRSL). Durante visita à cidade, o vice-governador Mateus Simões e o secretário de Estado de Saúde foram recebidos pelo prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo e assinaram despacho que autoriza o repasse da gestão da unidade ao município, assim que a Prefeitura formalizar o interesse em assumir a administração.

O documento determina que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) adote as providências necessárias para viabilizar a cessão do hospital, após a conclusão das obras, prevista para 2026. A vistoria também contou com a presença de técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), responsável pela execução das intervenções.

Com investimentos de quase R$ 178 milhões em obras e equipamentos, o HRSL terá capacidade para atender cerca de 650 mil pessoas de 35 municípios das microrregiões de Curvelo e Sete Lagoas. A estrutura contará com 176 leitos de internação, dez leitos de UTI pediátrica, pronto atendimento com 20 leitos de observação, sete consultórios, além de um bloco cirúrgico com nove salas e ambulatório com oito consultórios. O hospital também será equipado com moderno Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT), incluindo salas de tomografia, ressonância magnética, hemodinâmica, raio-X, ultrassom, endoscopia e eletrocardiograma.

O perfil assistencial abrange especialidades e procedimentos de média e alta complexidade, como cardiologia, neurologia, pediatria, ortopedia e cirurgia vascular. A unidade também terá Centro de Tratamento de Queimados de porte II, atendimento a vítimas de violência sexual, leitos de saúde mental e serviços em áreas como clínica geral, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e urologia.

O Hospital Regional de Sete Lagoas será referência para os municípios de Abaeté, Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Buenópolis, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro do Abaeté, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilhas, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito, Sete Lagoas e Três Marias.

As obras do HRSL começaram em 2010, mas ficaram paralisadas a partir de 2015, sendo retomadas em 2023 com recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale. Ao todo, o acordo destina cerca de R$ 1 bilhão para a construção e finalização de hospitais regionais em todo o estado, com o objetivo de descentralizar e ampliar o acesso a serviços de saúde, especialmente para a população do interior.

Com Informações do Governo do Estado

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE