A fisioterapia domiciliar é realizada pelo profissional na residência do paciente que necessita do tratamento. O atendimento em domicílio permite a avaliação da realidade do paciente, suas limitações e as opções de exercícios adaptados. O fisioterapeuta elabora um plano personalizado, considerando as condições do ambiente.
Essa modalidade promove o tratamento de doença ou sequelas em sistemas que afetam movimentos importantes. Sempre se preza o conforto e a adaptação para o paciente. O objetivo é reabilitar, reeducar e prevenir deformidades ósseas e articulares.
Fisioterapia em casa: 6 vantagens do tratamento domiciliar.
1- Conforto e comodidade
Uma das principais vantagens em contratar o serviço domiciliar é garantir o conforto e a comodidade de ser atendido em casa. Não é necessário se deslocar e se estressar com o trânsito. Você terá acesso a tudo aquilo que necessitar em casa.
2- Flexibilidade de horários
Outro fator que torna interessante optar por fazer fisioterapia em casa é a flexibilidade nos horários. Os atendimentos serão agendados para que se encaixem na rotina. O profissional levará em conta os horários que você melhor responder ao exercício. A depender dos horários do fisioterapeuta, ele pode ter a opção de oferecer serviços aos finais de semana e feriados.
3- Atenção individual
Quando se contrata um serviço domiciliar, é comum obter uma maior atenção por parte de quem presta o atendimento. Se ninguém mais na família precisar do tratamento, você se torna o foco do profissional. Assim, todo o auxílio que precisar e adaptação necessárias serão escutados. O fisioterapeuta fará um plano de terapia personalizado.
4- Tratamento completo
Mesmo sendo um serviço prestado em casa, a fisioterapia domiciliar garante um tratamento completo. Isso porque o profissional consegue levar tudo que for necessário para a prática dos exercícios. Tanto os aparelhos menores quanto acessórios conseguem ser carregados. Assim, é possível garantir um melhor atendimento para você.
5- Economia
Também entre as vantagens da fisioterapia em casa está a economia. Não só evita-se o gasto de tempo desnecessário no deslocamento, há também uma poupança financeira. Afinal, não há gasto com comida na rua, gasolina ou serviço de acompanhante, quando o paciente precisa.
6- Aproximação entre terapeuta e familiares
Por fim, a prática da fisioterapia em casa também fornece o benefício da aproximação entre o terapeuta e família. Essa proximidade entre as partes é essencial para a progressão da melhora para o paciente . O familiar passa a fazer parte do tratamento e auxilia no processo de recuperação. Além disso, com a presença dele, o paciente pode sentir-se mais confortável e estimulado.
Tatiane Alves Silva, graduada pela Faculdade Ciências Médicas De Minas Gerais, Fisioterapeuta especialista em Geriatria e Gerontologia UFMG, do Meu Canto Conviver e Fisioterapeuta Domiciliar em Sete Lagoas
Comentar