Evento foi alusivo à campanha nacional Faça Bonito pela Infância e Adolescência sem Violência Sexual.
A Prefeitura Municipal de Cachoeira da Prata, por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação, realizou nesta quarta e quinta-feira (14 e 15/05) um evento alusivo à campanha nacional Faça Bonito pela Infância e Adolescência sem Violência Sexual.
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É urgente garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual”, explica o site do Movimento.
Programação
O evento teve início na tarde da última quarta-feira com a atividade de Semáforo do Toque com os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Cel. Américo. A diversão aliada ao aprendizado continuou na tarde de quinta com uma Gincana de Perguntas e Respostas.
A programação da manhã desta quinta-feira contou com uma breve abertura na Escola Municipal Cel. Américo, lanche para os alunos, passeata e plantio de árvores frutíferas. A passeata reuniu os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Cel. Américo e alunos da Escola Estadual Maria Anália com balões laranja, apitos, faixas e carro de som com músicas da campanha, mobilizando a sociedade por onde passaram.
Os estudantes fizeram o trajeto da Escola Municipal Cel. Américo até a Prefeitura e depois até a Praça Cirino Pereira onde, em parceria com a Emater e o IEF, foram plantadas três mudas de ameixa simbolizando o cuidado e a proteção à infância. Todo o trajeto foi acompanhado pela Polícia Militar e por uma ambulância da UBS Comendador João Abreu.
A passeata contou com a participação do prefeito Clecio, do vice Zezinho, dos secretários Patrícia, Ana Flávia, Arnold e Valdete, dos diretores Graziele, Jaqueline, Ana Amélia e Uilton, do vereador Thiago, do Conselho Tutelar e Conselho de Assistência Social, funcionários do CRAS e da Escola Municipal Cel. Américo, da representante da Emater Janaína Marçal e dos representantes do IEF Honorina Rocha e Edvanio.
Como agir em caso de violência contra crianças e adolescentes?
Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:
• Conselho Tutelar da sua cidade;
• Disque 100 ou disque denúncia local;
• Delegacias especializadas ou comuns;
• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
• Número 190;
• Crimes na web: https://new.safernet.org.br/denuncie.
Por ASCOM Prefeitura Municipal de Cachoeira da Prata
Comentar