Início » Sessão Solene valorizou a produção literária local e inaugurou a Exposição Literária – Vozes e histórias da nossa terra
Educação Sete Lagoas

Sessão Solene valorizou a produção literária local e inaugurou a Exposição Literária – Vozes e histórias da nossa terra

Evento celebrou o talento literário sete-lagoano e reconheceu autores que contribuem para a cultura e a educação do município

A Câmara Municipal de Sete Lagoas abriu as portas, na noite de quinta-feira (30), para celebrar o talento e a contribuição dos escritores sete-lagoanos. A homenagem ocorreu no Plenário Deputado Wilson Tanure, durante Sessão Solene proposta pelo vereador Divaldo Capuchinho (Podemos).

O evento também marcou a abertura da Exposição Literária “Vozes e Histórias da Nossa Terra”, iniciativa apoiada pelo mesmo parlamentar, que reúne obras de autores locais e permanece aberta ao público até 13 de novembro, na Galeria de Artes Stella Figueiredo Chassim Drumond, localizada no hall da Casa Legislativa. “No momento estamos com a exposição aqui na Câmara, mas pretendemos torná-la itinerante. Os murais apresentam sinopses das obras desses autores, e queremos levá-los a outros espaços da cidade para valorizar ainda mais a produção literária de Sete Lagoas”, destacou o vereador Divaldo Capuchinho.

A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Ivan Luiz (PDT), e de diversas autoridades e representantes de instituições culturais e educacionais do município, como Alexandrina Guimarães (representando o secretário municipal de Educação, Fernando Campos), Fernando Belino (União Brasileira de Trovadores), Liliane Machado (presidente do Conselho Municipal de Educação), Rosana Macedo Pontes (presidente do Clube de Letras), Gabriel Bonente (presidente do Parlamento Jovem de Sete Lagoas) e Izabelly Ketlen, ex-vereadora jovem e autora da Lei nº 9.770/2024, que institui o Dia do Escritor Sete-Lagoano.

Valorização

Durante a cerimônia, Izabelly relembrou a motivação para criar a lei: “Eu gosto muito de escrever poesias e de ler. Criei o Dia do Escritor Sete-lagoano porque acredito que é importante dar visibilidade a quem escreve e incentivar crianças, jovens e adultos. Escolhi o dia 29 de outubro por ser o aniversário de Jovelino Lanza, escritor sete-lagoano que registrou em livros a história da nossa cidade”, disse a jovem.

A noite também foi marcada por um momento musical especial. O grupo vocal Novo Coro encantou o público com uma apresentação emocionante e recebeu das mãos dos vereadores Ivan Luiz (PDT) e Divaldo Capuchinho (Podemos) uma Moção de Congratulação em reconhecimento à dedicação à arte do canto coral e à valorização da cultura local.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Ivan Luiz (PDT), enalteceu a importância da homenagem: “Esta é uma celebração mais do que justa. Reconhecer os escritores é valorizar a nossa cultura e o poder transformador da palavra. A cada livro que lemos, nasce um novo ser dentro de nós, é conhecimento, é educação, é cultura”, ressaltou o presidente da Casa.

O propositor da Sessão Solene, vereador Divaldo Capuchinho, destacou o propósito da iniciativa: “É uma grande honra homenagear quem tanto contribui para a educação e a formação de valores. Este evento, realizado em celebração ao Dia Nacional do Livro, busca promover e valorizar os escritores da nossa cidade, além de incentivar o hábito da leitura, que enriquece a alma e transforma vidas”, enalteceu.

Escritores homenageados

  • Ana Lívia Avelar Rodrigues – A Menina Luiza e o Lobo Mal
  • Arnaldo Devianna – A Minha Turma é Show / A Minha Turma é Fogo / Azar só Seu / A Minha Turma é Demais / O Enguiço se deu assim
  • Érica Leite – A Mulher Cristã e o Mundo Moderno / De Dentro para Fora / A Transformação que Deixa Legado / A Saúde Emocional de uma Mulher de Deus
  • Fabiana Frederighi – Separadas pelo Amor, Unidas pelo Ódio (vols. I, II e III)
  • Fernanda Silva – Metanoia / Vitória Silenciosa
  • Helena Abreu Gonçalves – A Floresta em Perigo
  • Joelma Moura – Crack – Eu Venci Essa Pedra do Meu Caminho
  • Marcela Cota Figueiredo – O Menino que Sempre Explodia
  • Márcia Aparecida Silva – Do Processo ao Propósito
  • Márcio de Souza Andrade – Cirandar da Moviola
  • Maria de Lourdes Faria – Sincronicidade
  • Mariza da Conceição Pereira (representada por Fernando Belino) – Vida Poema / Marijane na Escola / Livro de Ouro / Tipos Populares e Figuras Marcantes de Sete Lagoas / Antologia Sete Lagoas
  • Mêire Henriques Fraga Rangel Batista – Grito de Poeta
  • Miriam Moura – Mulheres Transformadas Emocionalmente / Mulheres Geradoras de Propósitos
  • Rosana Macedo Pontes – Canções para Antônio
  • Rubens Silva – Amor pela Metade / A Outra Metade do Amor / Contos Quase Verdadeiros
  • Simone Costa de Almeida – De Flor em Flor / A Menina Calçada de Estrelas / O Misterioso Sumiço de Meias / Tampas e Potes / Em Busca do Tesouro / João e o Girassol / Caixola de Ideias / Brincar com Propósito
  • Wagner Martins da Costa – Dom – A História do Maestro João Lucas Rodrigues

Autores compartilharam suas experiências.

A escritora Joelma Moura emocionou o público ao contar sua trajetória: “Meu livro nasceu da minha história de superação. Fui moradora de rua e usuária de crack, e a escrita foi um caminho de cura. Comecei a escrever um pouco a cada dia e assim nasceu Crack – Eu venci essa pedra no meu caminho”, contou.

Para Maria de Lourdes Faria, autora de Sincronicidade, a noite foi simbólica: “Estar aqui hoje é muito significativo. A escrita nos ajuda a enxergar os detalhes da vida e refletir sobre eles. Que possamos levar nossas palavras a mais pessoas”, relatou.

Já Rubens Silva celebrou o reencontro com colegas e o reconhecimento da literatura local: “A Câmara é a casa do povo, e fiquei muito feliz por ver este espaço acolhendo os escritores. Esta homenagem nos aproxima e valoriza o que fazemos com tanto carinho”, reconheceu.

O vereador Divaldo Capuchinho (Podemos) reforçou o compromisso com a cultura: “Desde o início do mandato buscamos valorizar as expressões culturais da nossa cidade. Nunca antes houve uma homenagem como essa aos escritores sete-lagoanos. Este é apenas o começo, no próximo ano queremos ampliar e incluir ainda mais autores neste reconhecimento”, evidenciou.

Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE