Início » Prefeito Douglas Melo e secretário Juca Bahia vão a Brasília em defesa do setor siderúrgico
Economia Sete Lagoas

Prefeito Douglas Melo e secretário Juca Bahia vão a Brasília em defesa do setor siderúrgico

Diante da ameaça iminente de um novo “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos, que pode elevar para até 50% as tarifas sobre produtos brasileiros, o prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Juca Bahia, cumprem agenda em Brasília nesta terça-feira, 29 de julho, com o objetivo de buscar soluções para proteger a economia local e o setor siderúrgico da cidade.

A crise afeta especialmente as empresas produtoras de ferro-gusa, que movimentaram mais de US$ 400 milhões (cerca de R\$ 2,5 bilhão) em exportações para os EUA em 2023, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Com a possível imposição das novas tarifas a partir de 1º de agosto, a cadeia produtiva da região corre sérios riscos de retração.

“São cerca de quatro mil empregos diretos ameaçados e cerca de 12 mil postos de trabalho se levar em consideração toda a cadeia produtiva. Vamos dialogar com o governo federal para evitarmos que isso se concretize e que prejudique a economia como um todo. O momento é de negociar para evitar a taxação e também de buscar incentivos para o setor siderúrgico”, afirmou o secretário Juca Bahia.

Com 23 empresas ativas, o setor siderúrgico de Sete Lagoas tem como Destino o EUA para aproximadamente 70% das exportações do município de Ferro-Gusa. O risco de impacto direto na economia já está em curso: algumas indústrias suspenderam contratos internacionais enquanto aguardam o desfecho das negociações.

Segundo Juca Bahia, os efeitos do “tarifaço” seriam imediatos. “Não conseguimos deslocar produções e, com isso, as exportações de ferro-gusa devem ser paralisadas”, declarou ao jornal *Diário do Comércio*. O secretário ainda destacou que a alta oferta global da commodity e os entraves logísticos dificultam o redirecionamento para outros mercados.

A missão em Brasília prevê encontros com representantes do governo federal, de órgãos do comércio exterior e da indústria, na tentativa de barrar a taxação e articular medidas de compensação ou apoio ao setor. O objetivo é preservar empregos, proteger a economia regional e manter a competitividade da produção local no cenário internacional.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE