Início » Santuário do Caraça implementa medidas de prevenção a incêndios no período de seca
Belo Horizonte Sustentabilidade Turismo

Santuário do Caraça implementa medidas de prevenção a incêndios no período de seca

O objetivo é evitar que a biodiversidade de um dos destinos turísticos mais procurados do país seja consumida pelas chamas e evitar que o cenário desolador do ano passado se repita.

O Santuário do Caraça tem reforçado suas medidas de prevenção a incêndios florestais neste período de seca, aprendendo com os desafios enfrentados no mesmo período do ano passado, quando aproximadamente 5.000 hectares da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) foram consumidos pelas chamas. Para evitar que episódios como esse se repitam, diversas ações preventivas foram implementadas.

“Entre as principais iniciativas estão a construção de aceiros, que agem como barreiras para impedir a propagação do fogo, e a realização de uma aproximação contínua com os confrontantes e a comunidade local, promovendo diálogos e conscientização sobre práticas mais seguras, além de reuniões com empresas da região para alinhar estratégias conjuntas e fortalecer ainda mais sua capacidade de resposta com a oferta de um curso de formação de brigadistas voluntários, ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais através do Projeto ‘Protetores da Serra’ com apoio do Ministério Público de Minas Gerais, CAOMA e Plataforma Semente, que inclusive liberou recursos para a aquisição de uma caminhonete que é utilizada para monitorar as fronteiras da RPPN”, disse Bernardo Borba, coordenador ambiental do Santuário do Caraça.

As lições do ano passado estão frescas na memória da equipe. Durante um período de sete dias, o incêndio que atingiu a reserva mobilizou um grande esforço coletivo, envolvendo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais – com guarnições de Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte –, o grupo Previncêndio, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Polícia Militar de Meio Ambiente, as brigadas das empresas Vale e AngloGold Ashanti, além de outras brigadas regionais, voluntários e instituições. A origem do incêndio não pôde ser identificada, mas há indícios de que foi causado por práticas humanas inadequadas.

“A RPPN Santuário do Caraça é profundamente grata a todas as instituições, empresas e voluntários que nos ajudaram nessa difícil tarefa. Graças ao apoio de muitas pessoas, conseguimos conter as chamas e minimizar os danos que poderiam ter sido ainda maiores”, expressou Pablo Azevedo, gerente geral do destino turístico, que também aproveitou a oportunidade para destacar o papel essencial dos brigadistas e do Corpo de Bombeiros. “Neste mês em que celebramos o Dia do Bombeiro Militar, quero dar os parabéns e fazer uma homenagem especial aos brigadistas e aos Corpos de Bombeiros, que sempre estão com a gente, dedicando suas vidas para proteger nossas florestas e nossa reserva. O trabalho de vocês é essencial para a segurança de todos e merece todo o reconhecimento, especialmente no Dia do Corpo de Bombeiro, celebrado em 02 de julho”, complementou o gestor.

Sobre a RPPN Santuário do Caraça

Com mais de 12.000 hectares, a RPPN Santuário do Caraça foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, no ano de 1955, quando passou a fazer parte do rol de bens tombados pela União. Também integra a área destinada às Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço e da Mata Atlântica, reconhecidas pela UNESCO em 2005.

O passado histórico da RPPN – Santuário do Caraça é peculiar, pois uma área excepcional de 12.403 hectares foi mantida em posse de apenas dois proprietários, o Irmão Lourenço de Nossa Senhora e a Congregação da Missão, por mais de 240 anos. A área da Reserva foi constituída pela fusão de quatro propriedades: a original, adquirida pelo Irmão Lourenço por volta de 1770, na qual se acham as edificações principais do Caraça; a Fazenda da Chácara, comprada em 1823, cuja antiga sede não mais existe e que foi, durante muito tempo, o celeiro do Colégio, no antigo caminho de Catas Altas; a Fazenda do Engenho, comprada em 1858, localizada nas proximidades da Portaria de acesso à Reserva; e a Fazenda do Capivari, doada pelo Coronel Manoel Pedro Cotta e por sua esposa, que, por não terem descendentes, legaram sua propriedade ao Caraça em 1870.

Hoje, turistas de todo o mundo visitam o Santuário do Caraça anualmente, seja para momento de descanso, lazer ou pesquisa ambiental e contato com a religiosidade. O local é reconhecido pela sua hospitalidade, tanto que já recebeu por duas vezes, em 2020 e 2021, o selo Traveller Review Awards, da Booking.com, que premia os hotéis mais bem avaliados pelos viajantes de todo o planeta, além da chancela Travellers’ Choice 2020, do Tripadvisor, que destaca as avaliações positivas dos visitantes que passaram pelo destino turístico.

Foto destaque: Vista aérea do Santuário do Caraça
Foto por: Miguel Andrade

Santuário do Caraça

Endereço: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

Taxa entrada:

R$ 35 (em dias de semana)

Finais de semana, feriados e datas comemorativas:

R$45 (por pessoa).

Idosos: 50% de desconto.

Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.

Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês para os moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara.

Site com opções de hospedagens: www.santuariodocaraca.com.br

Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br

Assessoria de imprensa: Grupo Balo

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE