Recurso vai ser direcionado para aquisição de sensores de glicose; vereador foi homenageado pela instituição
A emenda impositiva de 2026 do vereador Caio Valace foi destinada para a aquisição de sensores de glicose para pacientes da hemodiálise que também convivem com Diabetes Tipo 1. As picadas diárias vão ser substituídas por sensores, dando muito mais qualidade de vida aos pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A emenda impositiva permite aos vereadores destinar uma parte do orçamento municipal para obras, projetos e entidades, sendo a execução obrigatória por parte da Prefeitura.
Valace destinou mais de R$ 312 mil, o que vai permitir manter a iniciativa durante um ano. A oficialização ocorreu nesta terça-feira, 10 de fevereiro, em reunião com a diretoria e profissionais da instituição, quando o parlamentar recebeu uma homenagem pela viabilização do recurso. O repasse vai garantir uma assistência mais segura e menos invasiva para um grupo de pacientes que, além do tratamento renal, precisa manter controle rigoroso da glicemia.
O presidente do Conselho Administrativo da Irmandade Nossa Senhora das Graças (INSG), Aluísio Barbosa Júnior, afirma que o valor previsto será utilizado diretamente no controle do Diabetes tipo 1 entre pacientes em tratamento. “A prioridade desse investimento é para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Vai ser de muita importância para o hospital. Agradecemos muito ao vereador Caio Valace”.
Na rotina atual, muitos pacientes são submetidos a medições frequentes com picadas ao longo do dia, inclusive durante as sessões. Com a chegada dos sensores, a expectativa é reduzir esse sofrimento diário e melhorar o acompanhamento clínico, com monitoramento contínuo. “O paciente é furado várias vezes por dia durante a sessão de diálise e agora nós vamos conseguir monitorar esse paciente de forma mais eficaz, trazendo mais qualidade, mais segurança para o paciente”, ressalta o responsável técnico e coordenador do setor de Nefrologia do Hospital Nossa Senhora das Graças, Pedro Botelho.
Segundo a diretora geral do hospital, Lara Jamille Silveira Silva, a adoção da tecnologia tem desdobramentos práticos na assistência. “Vai reduzir o tempo de internação, melhorando a qualidade de vida e assegurando o melhor controle desses pacientes no nosso ambulatório”, ressalta.
HOMENAGEM
O hospital registrou a oficialização do recebimento da emenda com uma homenagem ao parlamentar. No texto da placa entregue ao vereador, a instituição afirma: “O hospital Nossa Senhora das Graças presta sua profunda gratidão ao vereador Caio Lucius Valace pela viabilização da emenda parlamentar, fundamental para o fortalecimento da nossa estrutura de saúde. Seu compromisso público e sensibilidade social permitem que continuemos cuidando com excelência e humanidade na vida de milhares de cidadãos. A saúde é nosso maior patrimônio.”
A destinação da emenda impositiva de 2026 ao Hospital Nossa Senhora das Graças ocorre em um contexto em que o tema já vinha sendo tratado em Sete Lagoas. No fim de 2025, em anúncio ao lado do Prefeito Douglas Melo e do Secretário de Saúde, Jean Barrado, foi confirmada a aquisição e o fornecimento gratuito de sensores de glicose e dos insumos necessários para o monitoramento contínuo, beneficiando pacientes diagnosticados com diabetes tipo 1, inicialmente, crianças e adolescentes.
O projeto, que representa um investimento total de cerca de R$ 2 milhões na saúde pública de Sete Lagoas, é fruto direto da interlocução de Caio Valace. O vereador viabilizou a emenda parlamentar da deputada federal Duda Salabert, recurso essencial que, somado ao complemento da Prefeitura de Sete Lagoas, garante a execução dessa iniciativa humanizada. Agora, pacientes em tratamento de hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Graças também serão atendidos com esse novo recurso.

“Essa é, definitivamente, uma das maiores alegrias da minha carreira. Tudo começou a partir da escuta da população em uma audiência pública. Colocamos essas demandas no orçamento do município, conseguimos os recursos e efetivamos essa política pública em Sete Lagoas. Agora, mais uma vitória, a partir da destinação de mais um recurso para o Hospital Nossa Senhora das Graças para que os paciente da hemodiálise tenham mais qualidade no tratamento. E minha promessa é continuar lutando para que a gente consiga levar esse projeto para toda a região e para o Estado de Minas Gerais”, diz Caio Valace.
Por Ascom Vereador Caio Valace





















Comentar