Início » Sete Lagoas conquista certificações do Ministério do Turismo e se consolida como referência no Circuito das Grutas
Cultura Sete Lagoas Turismo

Sete Lagoas conquista certificações do Ministério do Turismo e se consolida como referência no Circuito das Grutas

default

Sete Lagoas reafirma sua posição de destaque no cenário turístico nacional com a conquista de três importantes certificações emitidas pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT). O reconhecimento confirma o protagonismo do município no desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor e garante sua permanência no Mapa do Turismo Brasileiro até 18 de junho de 2026.

A cidade foi oficialmente certificada como Município Turístico, a mais alta categoria na nova nomenclatura adotada pelo Governo Federal — que substitui a classificação anterior por letras (A a E). De acordo com o Ministério do Turismo, os Municípios Turísticos são aqueles que concentram os maiores fluxos de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços voltados à atividade. No Circuito Turístico das Grutas, apenas Sete Lagoas e Lagoa Santa foram classificados nesta categoria entre os 14 municípios da região – que por sua vez foram classificados como “municípios com oferta turística complementar”.

Além da inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, Sete Lagoas também foi reconhecida por sua atuação na Instância de Governança Regional (IGR) Grutas, que tem sede no município e articula ações conjuntas para o desenvolvimento regional do turismo. A IGR Grutas é responsável por promover o planejamento integrado e o fortalecimento da identidade turística dos municípios que compõem o Circuito das Grutas.

O terceiro certificado atesta a legitimidade e efetividade do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Sete Lagoas, órgão responsável pela construção participativa das políticas públicas locais, com envolvimento do poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

A consultora da IGR Grutas e ex-presidente da instância, Mariela França, destacou o papel do município nesse processo de estruturação turística. “O Mapa do Turismo Brasileiro é um dos benefícios da política de regionalização, onde a organização dos municípios visa desenvolver regionalmente o território como destino. Ao criar seu plano e conselho municipal de turismo, e ao operar seu Fundo Municipal de Turismo (Funtur), Sete Lagoas demonstra ao Ministério do Turismo seu esforço contínuo no fortalecimento da atividade”, explica.

Segundo Mariela, o reconhecimento é fruto do trabalho técnico e institucional. “Ao comprovar esse esforço local e seu transbordamento regional, os dados são validados pelo IPEA, que cruza as ações com indicadores como número de empregos, empresas ligadas ao setor e arrecadação fiscal. A aprovação no Mapa é, portanto, um selo de excelência na gestão pública do turismo.”

Ela também ressalta que a associação do município à Instância de Governança é fundamental para esse reconhecimento. “No nosso caso, a IGR Grutas conta com 14 municípios aprovados no mapa. É um número expressivo que mostra o comprometimento regional. Sete Lagoas e Lagoa Santa, em especial, se destacam pela categoria turística, enquanto os demais são classificados como municípios com oferta complementar.”

A nova categorização adotada pelo Ministério do Turismo — que substitui as antigas letras A, B, C, D e E — agora divide os municípios em:

Municípios Turísticos (antigas categorias A e B)
Municípios com oferta turística complementar (antigas C e D)
Municípios de apoio ao turismo (antiga categoria E)
De acordo com Cláudia Elane, secretária adjunta de Turismo e presidente do COMTUR, o conselho tem representação de órgãos públicos e organizações da sociedade civil “A presença no Mapa do Turismo Brasileiro é condição essencial para que os municípios recebam recursos do Governo Federal, acessem programas prioritários e desenvolvam projetos de infraestrutura e promoção turística”, explicou.

Com essas três certificações, a Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, consolida o município como polo estratégico do turismo mineiro e reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, geração de empregos, movimentação da economia local e valorização das riquezas culturais e naturais da cidade e da região.

FOTOS: Helenilton Pinheiro

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE