Início » Sete Lagoas avança no restauro do Museu Histórico com foco na autenticidade e na preservação cultural
Cultura Sete Lagoas

Sete Lagoas avança no restauro do Museu Histórico com foco na autenticidade e na preservação cultural

A Prefeitura de Sete Lagoas segue avançando no restauro completo do Museu Histórico Municipal, intervenção inédita em seus 55 anos de funcionamento. A obra, iniciada no fim de agosto e executada pela empresa especializada Minas Construção e Restaurações (MCR), respeita integralmente as características originais do imóvel do século XVIII, integrante do conjunto arquitetônico formado pela Catedral de Santo Antônio e pelo Centro Cultural Nhô Quim Drumond – Casarão.

No estágio atual, as equipes trabalham na recuperação das tradicionais paredes de pau a pique, técnica construtiva ancestral que compõe a identidade histórica da edificação.  O método de pau a pique consiste na formação de um painel de madeira entrelaçada preenchido com barro — técnica rústica, antiga e ainda comum em áreas rurais — e garante autenticidade e fidelidade à época de construção.

O encarregado de obras da MCR, Reginaldo da Silva, explica o processo: “Primeiro preparamos a madeira, depois aplicamos o ripamento. Em seguida, utilizamos a argila misturada com cal virgem e feno, que substitui o capim usado antigamente. Então fazemos toda a mistura na betoneira”.

A intervenção atual é o primeiro restauro estrutural completo da história do museu, que desde 1970 recebeu apenas ações de manutenção. A ordem de serviço, no valor global de R$ 1.103.000,00, foi autorizada pelo prefeito Douglas Melo e pelo vice-prefeito Dr. Euro de Andrade no fim de junho.

Interditado em 2023 por motivos de segurança, o prédio apresentava sérios comprometimentos estruturais. “O acervo estava em risco. Ver este restauro acontecer é a realização de um sonho”, afirma a historiadora Shirley Francisca da Silva Fonseca, do Departamento Municipal de Museus e Patrimônio Histórico e consultora do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).

A primeira fase da obra contempla telhado, piso, janelas e toda a estrutura de madeira, além da restauração das paredes de adobe e pau a pique, utilizando materiais equivalentes aos empregados nos séculos XVII e XVIII. O objetivo central é assegurar autenticidade, segurança e longevidade ao patrimônio.

Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE