Início » Secretaria de Saúde alerta sobre casos de cinomose canina em Cachoeira da Prata
Pets Saúde

Secretaria de Saúde alerta sobre casos de cinomose canina em Cachoeira da Prata

Além da vacina anual, forma de prevenção é evitar o contato dos animais domésticos com a rua.

A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Saúde Animal, alerta os cachoeirenses sobre a ocorrência de casos de cinomose canina em Cachoeira da Prata. O secretário de Saúde Flávio Juliano afirma que a Secretaria de Saúde está realizando o monitoramento constante dos casos da doença e que não é preciso pânico.

Devido a esta situação, as castrações caninas no setor estão suspensas e está sendo oferecido atendimento ambulatorial gratuito para os pets do município, além do fornecimento de medicamentos aos cães em situação de rua, fluidoterapia e orientação à população por meio do telefone.

Prevenção
A veterinária responsável pelo setor de Saúde Animal, Laura Canellas, explica que “a vacina múltipla é a melhor prevenção que a gente tem e é encontrada nas casas agropecuárias e clínicas veterinárias. Nesse momento de ocorrências elevadas, é recomendado também não passear com seu cãozinho e não deixá-lo ter acesso às ruas para não ter contato com outros animais que você não saiba se está com a vacina em dia, principalmente filhotes”.

Sintomas
Os principais sintomas da cinomose são:
_ Estágio Inicial: perda de apetite, quadro respiratório com tosse, aumento da frequência respiratória, muitas vezes pode vir uma descarga nasal e pústulas na pele que são como se fosse espinhas.
_ Estágio gastroentérico: vômitos e alguns episódios de diarreia
_ Estágio final (quando atinge o sistema nervoso central): incoordenação, ataxia, mioclonia, muitos animais podem começar a ter um quadro onde eles arrastam os membros posteriores.

O que fazer caso seu pet esteja com os sintomas ou com outra doença:
A primeira recomendação é levar o bichinho ao veterinário. “Aqueles animais que tiveram doentes ou que estão doentes e têm contato com outros animais, eles devem ser isolados. Os comedouros devem ser separados, a caminha deve ser separada e estes utensílios e todo o espaço que o animal circula devem ser higienizados todos os dias com água sanitária para não haver propagação do vírus.

Por Ana Amélia Maciel – Diretora Dep. de Imprensa/PMCP

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE