A avaliação vai comparar a existência de mecanismos de transparência e participação no Poder Executivo de dez Municípios do Estado de Minas Gerais, região de Sete Lagoas.
O Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas publicará, no dia 07/10/2025 (terça-feira), o Ranking de Transparência e Governança Pública 2025 da região de Sete Lagoas/MG. A avaliação compara mecanismos concretos de transparência e participação social de dez Municípios da Região de Sete Lagoas/MG.
A avaliação foi realizada pelo Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas, com metodologia do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil, pelo qual são analisados mais de 70 critérios, divididos em seis dimensões: Legal; Plataformas; Administração e Governança; Obras Públicas; Transparência Financeira e Orçamentária; e Comunicação, Engajamento e Participação. Ao final, cada Município avaliado recebe uma nota entre 0 e 100, e seu nível de transparência é classificado como “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” ou “péssimo”.
O Ranking é publicado anualmente e se propõe a ser uma referência permanente, confiável e comparável, a qual servirá para orientar políticas públicas de transparência e governança nos Municípios. Este ano, além das notas, será possível comparar os avanços ou retrocessos das Prefeituras em relação a 2024.
Jornalistas podem solicitar:
- Entrevistas exclusivas com porta-vozes do ranking
- Análises regionais sobre os dados levantados
Para mais informações, entre em contato, respondendo a este e-mail.
Sobre o Observatório Social
O Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas é uma organização da sociedade civil, sob a forma de associação sem fins lucrativos, apartidária e formada por voluntários, a qual atua na fiscalização e monitoramento da aplicação dos recursos públicos. O principal objetivo é acompanhar licitações, contratos, obras e outros gastos municipais, para garantir a transparência e a correta utilização do dinheiro público. A entidade promove a educação fiscal, incentiva a participação cidadã e trabalha para que a indignação se transforme em ações concretas que contribuam para a melhoria da gestão pública.
Contatos
Nome do Representante Legal: Benjamin Sebastião de Oliveira Júnior (Presidente)
Nome do Responsável pelo envio deste aviso: Fabiana Cristelli
Telefone/WhatsApp: (31) 97146-1357
Comentar