A nova unidade da rede canadense chega com foco no desenvolvimento integral das crianças, ensino bilíngue de alta qualidade e forte integração com a comunidade local.
A renomada rede educacional Maple Bear, com presença em mais de 30 países, está em fase final de implantação em Sete Lagoas (MG) e promete transformar o cenário da educação bilíngue na região. Em entrevista exclusiva para a Fanzini, a educadora Roseane Vinte, Diretora da Unidade, fala sobre o projeto pedagógico inovador, focado no desenvolvimento integral, na aprendizagem ativa e no acolhimento das famílias.
Fz- O que mais lhe motivou a assumir a direção da nova unidade da Maple Bear em Sete Lagoas?
Roseane Vinte– Sem dúvida, a Proposta Pedagógica da Maple Bear! Para quem acredita verdadeiramente na educação como um processo integral e transformador, é impossível não se encantar. A Maple Bear é uma escola inteiramente planejada para promover, de forma plena, os processos de aprendizagem e o desenvolvimento social, emocional e físico dos estudantes. Desde a infraestrutura, cuidadosamente arquitetada, a escolha criteriosa dos profissionais, o acolhimento dos alunos, a forma de se relacionar com as famílias, o planejamento didático e pedagógico, até o acompanhamento dos especialistas canadenses — tudo isso faz da Maple Bear uma referência mundial em educação.
Fz- Como está o processo de implantação da escola na cidade? Algum desafio marcante durante a obra?
Rv– O processo de implantação da Maple Bear em Sete Lagoas tem sido conduzido com muito planejamento e compromisso com a excelência, características fundamentais da rede. A obra foi pensada para refletir os padrões internacionais da marca, priorizando espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem ativa, o bem-estar e a segurança dos alunos.
Um dos principais desafios enfrentados foi justamente alinhar os detalhes da estrutura física ao rigor técnico exigido pelo projeto pedagógico bilíngue canadense, mas cada etapa tem sido vencida com planejamento, equipe qualificada e compromisso com a qualidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados e animados para inaugurar um espaço que realmente traduza os princípios pedagógicos da Maple Bear.
Fz- A estrutura física da escola chama atenção. Quais diferenciais a nova sede oferece em termos de espaço, conforto e inovação pedagógica?
Rv– A estrutura é toda planejada para oferecermos espaço, conforto e inovação pedagógica, a começar por nossas salas de aula que possuem, aproximadamente, 60 m². Nas salas da Maple Bear o aprendizado acontece em movimento: há leitura, dança, contação de histórias, experiências, socialização, tudo integrado, de forma intencional, ao planejamento pedagógico. Priorizamos a iluminação natural, áreas verdes, espaços externos para interação das crianças e vivências pedagógicas.
Além disso, contamos com ambientes flexíveis e interativos, projetados especialmente para a proposta bilíngue e o aprendizado ativo, salas multiuso, terraço (pátio descoberto) e espaços sensoriais. Cada detalhe foi pensado para estimular a autonomia, a criatividade e a ampliação de experiências dos estudantes, sempre com foco no desenvolvimento integral. A climatização, a acessibilidade e os cuidados com a segurança também foram cuidadosamente considerados, reforçando nosso compromisso com o bem-estar e a excelência educacional.
Fz- Quando a escola começa oficialmente a funcionar e quando abrem as inscrições para as turmas?
Rv- Atualmente, estamos em fase final das obras, com previsão de conclusão para o início do segundo semestre de 2025. Paralelamente, seguimos com o processo de credenciamento e autorização junto à Secretaria de Educação, etapa fundamental que conduziremos com todo o rigor e respeito às exigências legais.
Assim que as obras forem concluídas, iniciaremos o agendamento de visitas presenciais para as famílias interessadas. Durante essas visitas, todas as informações detalhadas sobre o funcionamento da escola, calendário e processo de matrícula serão divulgadas.
Fz- Quais são as idades atendidas pela unidade de Sete Lagoas? Quais turmas e séries estarão disponíveis já no primeiro ano?
Rv-Em nosso primeiro ano atenderemos a educação infantil, de 1 a 5 anos, com as turmas de maternal 1, 2 e 3 e 1º e 2º período, que na Maple Bear são chamadas, respectivamente, de Bear Care, Toddler, Nursery, Junior Kindergarten e Senior Kindergarten.
Fz- Como a metodologia canadense da Maple Bear se aplica no dia a dia das crianças? O que os pais podem esperar da experiência educacional oferecida?
Rv-A metodologia canadense da Maple Bear é aplicada no dia a dia das crianças por meio de práticas que valorizam o aprendizado ativo, a curiosidade natural, o pensamento crítico e a construção de conhecimento de forma significativa e relevante. Nossa proposta é baseada em pesquisas atualizadas sobre o desenvolvimento infantil e combina o que há de melhor na educação canadense com os princípios e diretrizes da educação brasileira.
No cotidiano, isso se traduz em experiências práticas, investigação, experimentação, resolução de problemas e estímulo à autonomia desde os primeiros anos, por meio da estratégia “Release of Responsibility”, que consiste em uma liberação gradual de responsabilidade em que o professor tem a responsabilidade de modelar e guiar, até que o aluno vá atingindo a responsabilidade. Além disso, a imersão na língua inglesa ocorre de forma natural e contextualizada, favorecendo a capacidade do aluno em se comunicar, articular, criar conexões, tendo os professores como referências linguísticas e mantendo o foco nos conteúdos acadêmicos.
As famílias podem esperar uma experiência educacional completa, muito além do ensino bilíngue e do duplo diploma (Brasil e Canadá). A metodologia Maple Bear promove uma educação integral, conectando competências acadêmicas, socioemocionais e humanas em todas as etapas da jornada escolar e formando crianças curiosas, confiantes, colaborativas, criativas e preparadas para atuar no mundo com responsabilidade, pensamento global e fortes valores humanos.
Fz- A escola já tem planos de integração com a comunidade local ou eventos abertos ao público?
Rv– Sem dúvida, como considerado por nosso owner, Daniel Palhares, andamos de mãos dadas com a comunidade e, assim como acontece nas Unidades Maple Bear de Lagoa Santa e Araguari, vamos apoiar e realizar diversos projetos sociais em parceria com a prefeitura, com as secretarias de educação do município e do estado, assim como com órgãos públicos como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Conselho Tutelar e outras instituições que compõem a rede de proteção e desenvolvimento social da cidade.
Além disso, a Maple Bear acredita que a educação integral prepara os alunos para viver em sociedade, e, por isso, a participação da comunidade e o envolvimento em iniciativas de cunho social não são apenas um valor da escola, mas uma valiosa oportunidade de aprendizagem, integração e conscientização. Nossos estudantes são incentivados a compreender seu papel no mundo, atuando com empatia, responsabilidade e visão global desde cedo. Eventos abertos ao público, ações sociais e projetos colaborativos com a comunidade local fazem parte da proposta pedagógica e contribuem ativamente para a formação de cidadãos éticos, sensíveis e engajados.
Fz- Como a equipe pedagógica foi escolhida? Os professores já passaram por formação específica no método Maple Bear?
Rv– O processo seletivo para composição da equipe pedagógica da Maple Bear Sete Lagoas já foi iniciado e está sendo conduzido com muito critério. Os profissionais são escolhidos com base na aderência aos valores e princípios da rede, como o compromisso com a excelência educacional, a garantia de um ambiente acolhedor e seguro, além de fluência em inglês e certificações bilíngue e de proficiência linguística.
Buscamos educadores com perfil acolhedor, sensíveis às necessidades do desenvolvimento integral das crianças e capazes de garantir a segurança emocional e pedagógica dentro da rotina escolar. Após a seleção, todos os profissionais passam por capacitações intensivas promovidas pela Central Maple Bear Brasil, além de formações semestrais presenciais conduzidas por treinadores canadenses em nossa unidade.
Esse investimento contínuo em formação garante a aplicação consistente da metodologia canadense e assegura que nossos alunos tenham uma experiência educacional de excelência, alinhada às melhores práticas internacionais.
Fz- Que mensagem você gostaria de deixar para as famílias de Sete Lagoas que estão em busca de uma educação bilíngue de excelência?
Rv– Com muita alegria, quero dizer às famílias de Sete Lagoas que a Maple Bear está chegando para oferecer uma proposta pedagógica bilíngue sólida, humanizada e alinhada às melhores práticas internacionais de ensino e às diretrizes nacionais.
Acreditamos que a educação bilíngue vai muito além da aquisição de um segundo idioma: ela amplia horizontes, desenvolve o pensamento crítico, a autonomia e torna os estudantes preparados para oportunidades globais e para transformar o futuro com conhecimento e responsabilidade.
Estamos ansiosos para construir, junto às famílias, uma trajetória de confiança, afetividade, parceria e desenvolvimento. Se você busca uma escola acolhedora que respeita a infância, estimula o aprendizado e acredita no poder transformador da educação, a Maple Bear é o seu lugar! É impossível conhecer a Maple Bear e não se encantar!
Sobre Roseane Vinte
A Diretora da Maple Bear Sete Lagoas é Doutoranda e mestre em Administração pela PUC Minas, com formações em Pedagogia (UEMG), Biblioteconomia (UFMG) e especializações em Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas e Educação a Distância. Atua na área educacional desde 2005, com ampla experiência como diretora e coordenadora em redes de ensino de destaque nacional. Possui trajetória consolidada na educação básica, com foco na gestão pedagógica e administrativa de unidades educativas.
Comentar