Mostra une arte, dinâmicas e acolhimento para conscientizar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
De 29 de setembro a 3 de outubro de 2025, a Galeria Stella Figueiredo, da Câmara Municipal de Sete Lagoas, recebe a exposição “Setembro Amarelo – Valorização da Vida”, promovida pela Associação de Apoio à Inclusão Álvaro Campos.
A iniciativa integra o movimento mundial de prevenção ao suicídio e busca despertar a consciência sobre a importância da saúde mental, alertando para os sinais de depressão e risco de suicídio. Mais do que informação, a proposta fortalece a empatia, o acolhimento e a valorização da vida.
Para a presidente da Associação de Apoio à Inclusão, Poliana Campos, a campanha precisa ir além do mês de setembro: “Essa luta é diária, porque os cuidados precisam acontecer o ano inteiro, especialmente com as pessoas com autismo, que enfrentam altos índices de pensamentos suicidas. Nós mantemos um grupo de apoio para mães e autistas, oferecendo suporte presencial ou à distância. Muitas vezes, sou procurada por mensagens ou ligações de pessoas que dizem não estar bem. Nessas horas, um abraço, uma escuta atenta e uma palavra de acolhimento podem fazer toda a diferença. Jesus nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos, e é isso que seguimos, todos os dias, porque o sofrimento não espera apenas setembro. No fim de ano, por exemplo, quando as festividades podem acentuar a solidão, nosso compromisso é estar ainda mais presentes”, ressaltou.
Poliana também destacou a importância do tempo no ato de salvar vidas: “Oito minutos são cruciais para impedir que alguém cometa o suicídio. Eu mesma sou prova disso: tenho uma pessoa a quem recorro quando os pensamentos ruins aparecem. Por diversas vezes liguei chorando e, nesses oito minutos, fui acolhida. Por isso, peço: seja o ‘oito minutos’ de quem precisa. Escute, esteja perto. Pode ser a diferença entre a vida e a morte.”
Ela reforçou ainda que o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende gratuitamente pelo telefone 188, disponível 24 horas por dia, todos os dias.
Durante a exposição, o público poderá conferir painéis e frases reflexivas, além de contarem com acolhida por parte de voluntárias da Associação de Apoio à Inclusão Álvaro Campos.
Serviço
Local: Câmara Municipal de Sete Lagoas – Galeria Stella Figueiredo
Data: 29 de setembro a 03 de outubro de 2025
Horário: 8h às 17h
A mostra é ao público e reforça a importância de se falar sobre saúde mental como forma de salvar vidas.
Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas
Comentar