Início » Envelhecer bem e sem exageros: entenda as principais técnicas para a máxima qualidade de pele
Beleza Estética Sete Lagoas

Envelhecer bem e sem exageros: entenda as principais técnicas para a máxima qualidade de pele

As técnicas mais eficazes são aquelas que atuam de forma tridimensional, proporcionando regeneração celular e evidenciando mais brilho na camada superficial da pele.

Nos últimos anos, o conceito de beleza evoluiu para muito além da ausência de rugas ou da correção de imperfeições. “Hoje, envelhecer bem significa preservar as características naturais do rosto, manter a saúde da pele e buscar resultados harmônicos. Nesse cenário, os melhores tratamentos são aqueles capazes de agir em diferentes camadas cutâneas, estimulando a regeneração celular e promovendo melhorias tanto na textura quanto na luminosidade”, explica a dermatologista Dra. Flávia Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Sempre fui defensora da naturalidade, de resultados naturais. Quando se estuda a anatomia humana e o processo de envelhecimento, observamos várias mudanças em diversas estruturas da face. Ocorrem alterações nos ossos da face que ficam cada vez menos “densos”, nos músculos (que ficam cada vez mais finos e flácidos), na gordura da face (ocorre perda gradual dessa gordura) e na pele propriamente dita (diminuição de colágeno, elastina, ácido hialurônico causando flacidez, rugas, diminuição de viço). A pele vai diminuindo de espessura, ficando cada vez mais fina”, esclarece a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD.

Atualmente há um caminho, uma busca por resultados mais naturais e sutis, que podem ser conquistados tanto em procedimentos injetáveis quanto com tecnologias. Segundo a médica Dra. Flávia, técnicas com ação tridimensional, que envolvem a camada superficial, a derme e até o estímulo profundo de colágeno, são as mais indicadas para garantir qualidade de pele a longo prazo. “Entre as abordagens mais procuradas estão os bioestimuladores, capazes de induzir a produção natural de colágeno, e tecnologias de laser e ultrassom microfocado, que ajudam na firmeza e na renovação celular”, comenta a especialista. “Um dos destaques é o laser Fotona, que promove rejuvenescimento completo, com estímulo de colágeno, melhora da firmeza e da textura da pele. Ele pode ser combinado com a tecnologia Morpheus de radiofrequência microagulhada para resultados ainda melhores de estímulo e remodelação do colágeno de forma profunda”, diz a Dra. Flávia.

A Dra. Paola analisa que, com o processo de envelhecimento, a derme vai afinando. “Espessá-la traz viço, firmeza, enfim, devolvemos qualidade de pele. A radiofrequência monopolar (Volnewmer) por exemplo, faz esse ‘espessamento da derme’”, explica a médica.

Para resultados ainda mais profundos, a médica recomenda as tecnologias que atingem a camada subdérmica, com ponteiras específicas que fazem o tratamento da flacidez desde a superfície cutânea até planos mais profundos. “O Ignite RF utiliza a tecnologia da radiofrequência bipolar entregue de diferentes formas. Na superfície, a já conhecida tecnologia Morpheus de microagulhas que emitem calor para rejuvenescimento recebeu um upgrade que utiliza algoritmos inteligentes para ajustar automaticamente a profundidade de aplicação; e a camada subdérmica também recebe estímulo com a nova ponteira QuantumRF, que proporciona uma poderosa contração tecidual sem causar danos à derme, o que se traduz em um tempo de recuperação reduzido. Essa associação promove efeito lifting expressivo em um tratamento minimamente invasivo, seguro, preciso e eficaz da flacidez facial”, explica a Dra. Flávia.

Os tratamentos regenerativos com o uso de exossomos autólogos, derivados do próprio paciente, conferem naturalidade e melhoram a saúde da pele. “Eles ativam vias de reparo celular, modulam inflamação e incentivam a neocolagênese”, comenta a médica Dra. Flávia.

No caso da superfície, a clássica toxina botulínica pode ser realizada para relaxar a musculatura, suavizar linhas de expressão e prevenir a formação de novas rugas. O tratamento das manchas e luminosidade também é fundamental e pode combinar lasers e Hydrafacial. “A hidrodermoabrasão do Hydrafacial remove as sujidades (células mortas, excesso de sebo, poros sujos) e repõe o que a pele precisa para brilhar (água, lipídios, antioxidantes), respeitando a fisiologia cutânea. É como se fosse um detox para a pele, o que ajuda na clareza óptica, com menos opacidade e mais brilho”, esclarece a Dra. Flávia.

Também para manchas, o skincare tem papel fundamental. Uma das novas abordagens é com produtos que melhorem a oxigenação da pele, como Oxygenials Ultra Glow Clareante, da Ada Tina. “O produto conta com Lipiox-Cell®, um ingrediente exclusivo composto por frações oxigenantes de glicogênio que é capaz de ativar oxigenação celular da pele, estimular o metabolismo e acelerar a renovação cutânea. Dessa forma, o Oxygenials Ultra Glow Clareante é capaz de conferir nove ações clareadoras, tornando a pele mais uniforme e iluminada desde a primeira aplicação, com efeito ultra glow imediato e sem efeitos colaterais, além de ainda hidratar e combater rugas e linhas de expressão”, explica o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.

Outra preocupação com relação ao skincare é a limpeza suave, para não retirar demais fatores que oferecem proteção à pele. Com isso, cresce a estratégia de não usar sabão na formulação, como no caso da Espuma de Limpeza Shaving de Ozônio, da B.URB, que desobstrui os poros profundamente e reduz a oleosidade de forma duradoura. “A ausência do sabão faz com que o produto não irrite e não resseque a pele. Sua fórmula leve penetra facilmente na pele, limpando profundamente os poros, em uma fórmula de alta tolerância”, diz Ana Paula Kascher, diretora comercial da B.URB.

Além disso, peelings químicos controlados e protocolos combinados de hidratação profunda contribuem para uniformizar o tom e devolver o viço. “O segredo está na personalização. Cada paciente tem uma história de pele e um objetivo diferente, e é isso que determina a combinação ideal de procedimentos”, afirma a Dra. Flávia.

A procura por esses tratamentos, segundo dados de mercado, cresce principalmente entre pessoas que buscam um resultado mais natural e progressivo, evitando mudanças drásticas de expressão. “A prevenção também é palavra-chave: quanto mais cedo se adota um cuidado consistente, com proteção solar diária, hidratação e estímulo de colágeno, maiores são as chances de envelhecer com qualidade e sem recorrer a intervenções mais agressivas. Há um consenso de que o futuro da estética está na integração entre ciência, tecnologia e moderação, sempre respeitando as características individuais e a saúde da pele”, destaca a Dra. Flávia Brasileiro. “Um ponto importante: o resultado natural é uma ‘construção’. Com metas de curto, médio e longo prazo. Como na construção de uma casa precisamos fazer a “fundação”, paredes, teto e, por fim, a decoração. Na face também é assim. Precisamos tratar a causa. E ir melhorando todas as estruturas até chegar no ‘refinamento’ e melhorando pequenos detalhes. Isso não é feito apenas em um dia”, finaliza a Dra. Paola.

FONTE: *DRA. FLÁVIA BRASILEIRO: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com mais de 20 anos de atuação em Dermatologia e Cosmiatria. Formada em Medicina na Universidade do Oeste Paulista, de Presidente Prudente (SP), fez Residência em Clínica Médica na Irmandade Santa Casa de São Paulo e em Dermatologia na Universidade do Oeste Paulista. Foi docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, de 2007 a 2014. A médica participa periodicamente de Congressos, Workshops e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @flaviabrasileirodermato / @renascencedermatologiapp

*DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Instagram: @drapaoladermatologista

 

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE