Início » Entrevista com Daniel Palhares, Owner da Maple Bear Sete Lagoas Concepção e Construção da Nova Unidade
Educação Sete Lagoas

Entrevista com Daniel Palhares, Owner da Maple Bear Sete Lagoas Concepção e Construção da Nova Unidade

A Maple Bear, referência global em educação bilíngue com metodologia canadense, está prestes a inaugurar uma nova unidade em Sete Lagoas (MG). Em entrevista , Daniel Palhares, responsável pela implantação da escola na cidade, compartilha os principais diferenciais do projeto — da concepção pedagógica à arquitetura sustentável — e revela como a nova estrutura foi pensada para transformar a experiência educacional das crianças e das famílias da região.

FANZINI: O que inspirou a criação da nova unidade da Maple Bear em Sete Lagoas?
Owner: Após um vasto e completo estudo, aprofundado, de diversas cidades em Minas Gerais, Sete Lagoas se destacou como grande potencial em receber uma escola bilíngue com metodologia Canadense. Além disso, identificamos uma demanda de famílias que desejam uma escola à nível internacional, com duplo diploma, de ponta. Acreditamos, também, que a educação bilíngue de excelência deve estar ao alcance de cada vez mais famílias, inclusive fora dos grandes centros, e com a sólida experiência adquirida nas implantações e operações das unidades de Lagoa Santa e Araguari, além de outras operações educacionais, enxergamos em Sete Lagoas uma oportunidade única de contribuir com uma proposta pedagógica internacionalmente reconhecida. A Maple Bear, com mais de 550 escolas, presente em todo o Brasil e em mais de 40 países, alia o modelo canadense de ensino — um dos mais avançados do mundo — a uma abordagem afetuosa e centrada no desenvolvimento integral da criança.

FNZ: A obra da escola reflete os princípios pedagógicos da Maple Bear? Como isso foi pensado?
Owner:Sim, a arquitetura foi concebida à várias mãos, com um olhar estético e funcional, sempre em sintonia com os pilares pedagógicos da Maple Bear. O projeto prioriza a circulação natural do ar, a incidência de luz natural abundante, a integração com áreas verdes e a criação de ambientes amplos, abertos e flexíveis, que incentivam a autonomia, a criatividade e o aprendizado ativo. Um elemento de grande significado é a estrutura de prisma instalada na parte superior da escola — inspirada na Serra de Santa Helena, um dos principais símbolos naturais da cidade. Essa referência local traduz nossa intenção de conectar com o ambiente em que está inserida.
As salas de aula, com cerca de 60m², foram planejadas para proporcionar múltiplas possibilidades pedagógicas, promovendo conforto, acolhimento e liberdade de movimento, favorecendo o desenvolvimento físico, emocional, social e acadêmico dos nossos alunos — em alinhamento com o que há de mais atual na arquitetura educacional global.

FNZ: Há diferenciais na infraestrutura que merecem destaque?
Owner:Sem dúvidas. A infraestrutura da nossa escola foi pensada para traduzir na prática os princípios pedagógicos da Maple Bear. A metodologia canadense é aplicada no dia a dia das crianças por meio de práticas que valorizam o aprendizado ativo, a curiosidade natural, o pensamento crítico e a construção de conhecimento de forma significativa e relevante. Toda a concepção física da escola foi alinhada a esses valores, permitindo que os espaços contribuam efetivamente com o processo de aprendizagem.

Temos salas amplas que possibilitam múltiplas configurações pedagógicas, conforto acústico e térmico e liberdade de movimento — aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. A biblioteca, por exemplo, foi incorporada às salas de aula: os livros estarão ao alcance dos alunos em todos os momentos, favorecendo a autonomia, o acesso constante à leitura e o gosto genuíno pelos livros, como parte da rotina escolar.
Além disso, contamos com playgrounds que estimulam a aprendizagem por meio do brincar, áreas verdes integradas ao cotidiano das crianças, além de ambientes cuidadosamente projetados para acolher, inspirar e oferecer segurança. Cada detalhe — da iluminação à circulação natural de ar — foi pensado para proporcionar um ambiente onde a criança se sinta pertencente, motivada e emocionalmente segura para aprender. Nossa proposta é baseada em pesquisas atualizadas sobre o desenvolvimento infantil e combina o que há de melhor na educação canadense com os princípios e diretrizes da educação brasileira. A combinação de estética, funcionalidade e segurança foi pensada em cada detalhe.

FNZ: Em que fase está a construção neste momento?
Owner: A obra está dentro do cronograma e em fase final de acabamento. Todos os fornecedores foram cuidadosamente escolhidos para garantir a qualidade e a durabilidade de cada etapa. A previsão de entrega está mantida para o início do segundo semestre de 2025 e temos orgulho de acompanhar o nascimento de um espaço educacional pensado para durar, evoluir e inspirar gerações. Em breve estaremos com as portas abertas para recebermos as famílias interessadas em conhecer e matricular crianças do ensino infantil.

FNZ: E quanto à sustentabilidade? A obra contempla princípios ecológicos?
Owner: Sim. A sustentabilidade está presente desde o início do projeto. Adotamos soluções como ventilação cruzada para reduzir a necessidade de ar-condicionado, além da presença de vegetação integrada aos espaços de convivência, o que contribui para conforto térmico, bem-estar e conexão com a natureza e incidência de luz natural. Nosso objetivo é que os alunos cresçam com essa consciência ambiental incorporada no dia a dia escolar e que a própria arquitetura da escola inspire o cuidado com o planeta de forma natural e constante.

FNZ: Qual a expectativa para a inauguração da escola?
Owner: A expectativa é alta. Temos recebido o carinho das famílias de Sete Lagoas e da região, que já acompanham a obra com entusiasmo. Percebemos que as famílias valorizam cada vez mais propostas educacionais bilíngues que aliem acolhimento, inovação e segurança — e queremos somar a esse movimento, oferecendo mais uma opção de excelência na cidade. Nossa proposta é global — conectada ao mundo, sem perder o vínculo com a realidade local. Estamos preparando um espaço de formação integral, onde as crianças possam crescer como cidadãos críticos, criativos e conscientes.

FNZ: Uma mensagem final para as famílias que acompanham a obra.
Owner: Estamos construindo muito mais que uma escola — estamos erguendo um espaço de pertencimento, de descobertas e sonhos, será uma extensão da casa das famílias. Cada detalhe da escola foi pensado com responsabilidade, afeto e visão de futuro. As portas estarão sempre abertas, convidamos todas as famílias, e comunidade escolar, a virem conhecer essa escola que está nascendo com raízes profundas na comunidade, com olhar voltado para o mundo e perenidade. A Maple Bear Sete Lagoas será um marco na educação da cidade — e um orgulho para todos nós.

Daniel Palhares – Owner da Maple Bear Sete Lagoas, Lagoa Santa e Araguari

Instagram: @maplebearsetelagoas

 

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE