Início » Câmara Municipal sediou Fórum LGBT dentro da 7ª Semana da Diversidade
Sete Lagoas

Câmara Municipal sediou Fórum LGBT dentro da 7ª Semana da Diversidade

Encontro reuniu representantes de coletivos, instituições e especialistas para debater cidadania, saúde e políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+.

A Câmara Municipal de Sete Lagoas abriu novamente suas portas, na quinta-feira (11), para sediar o Fórum LGBT, uma das atividades centrais da 7ª Semana da Diversidade. Promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBTQIAPN+, o evento começou às 19h e contou com painéis temáticos, palestras e debates que envolveram instituições públicas, coletivos e movimentos sociais.

O Fórum também contou com a presença do Ambulatório LGBT+, de coletivos locais, movimentos sociais e da OAB Diversidade. Como parte da programação, o Vacimóvel esteve disponível oferecendo vacinação e serviços de saúde à comunidade.

Segundo o presidente do Conselho, Fabiano Santana, o objetivo foi discutir políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+. Ele destacou a importância da participação da Secretaria Municipal de Saúde na abertura do Fórum: “Iniciamos com a fala de um especialista sobre a relevância do uso da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) associada ao preservativo no enfrentamento das ISTs. Também tivemos a participação da coordenadora do SAE (Serviço de Atenção Especializada), que atende pessoas vivendo com HIV, hepatites virais e outras ISTs, oferecendo tratamento, acompanhamento e orientação. Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho para aprofundar os debates e levantar demandas que, por meio do vereador Rodrigo Braga, poderão ser encaminhadas ao Executivo”, explicou.

Os três eixos de discussão foram:

  • Grupo 1 – Ser, Pertencer e Viver (Cidadania)
  • Grupo 2 – Cuidar e Ser Cuidado (Acesso à Saúde)
  • Grupo 3 – Direitos que Envelhecem com a Gente (Políticas Públicas)

Entre os palestrantes estiveram confirmados Júnia de Andrade Costa França, coordenadora do SAE e referência em HIV/Aids/CTA/UDM em Sete Lagoas e microrregião, e o médico clínico Pedro Luiz de Carvalho Rigo, especialista na mesma área. A mediação ficou a cargo de Caio César Souza Coelho, membro do Conselho Municipal de Políticas Públicas LGBTQIAPN+ na Cadeira de Intelectuais e pesquisadores, doutorando em Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal de São Paulo, mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciado em Ciências Biológicas, membro do Comitê Técnico de Equidade em Saúde de Sete Lagoas.

O encontro pretendeu ser um espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento das políticas de promoção da cidadania, inclusão e respeito à diversidade, como relatou Caio Coelho, membro do Conselho LGBTQIAPN+. “Nós entendemos o Fórum como uma oportunidade de escuta, onde tivemos a participação popular e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de formação de políticas públicas. O Fórum é uma estrutura que temos enquanto sociedade, para que possamos fazer propostas aos vereadores e ao Poder Executivo em defesa dos interesses da população nos órgãos do município. Em Sete Lagoas não temos ainda, por exemplo, dados demográficos sobre mortalidade de pessoas LGBTs, moradia, atendimento de saúde específicos para esta população. E por que é importante quando falamos disso? Primeiro porque no Brasil a população LGBT é a que mais morre no mundo. Temos no Brasil, pelo 15º ano consecutivo, se não me engano, o país que mais mata a população LGBT, e todos os crimes contra a população LGBT são sempre vinculados à extrema violência”, alertou Caio.

Na próxima reunião do Conselho de Políticas Públicas LGBTQIAPN+, as propostas entregues por cada grupo dos eixos, serão analisadas e a posteriori encaminhadas ao Legislativo, Executivo ou aos órgãos competentes.

Semana da Diversidade

A Semana da Diversidade, instituída pela Lei Municipal nº 8.818/2018, fruto do Projeto de Lei nº 196/2017 dos vereadores Rodrigo Braga e Ronaldo João da Silva, seguiu até o dia 12 de setembro.

A programação teve início no dia 8, com a inauguração da exposição “Arte Drag – Celebrando nossa história de resistência”, em cartaz até o encerramento da Semana, no hall da Câmara Municipal. As atividades culminaram na 14ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Sete Lagoas, reafirmando o compromisso da cidade com a pluralidade, a cultura e os direitos humanos.

Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE