Evento proposto pelo vereador Téo da Equoterapia destacou exemplos de superação e inspiração em consonância com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
A Câmara Municipal de Sete Lagoas sediou, na noite da última segunda-feira (22), uma Sessão Solene proposta pelo vereador Téo da Equoterapia (Podemos). O encontro teve como objetivo homenagear cidadãos sete-lagoanos com algum tipo de deficiência que, ao superarem desafios e limitações, tornaram-se exemplos de força, inspiração e referência para a comunidade. A solenidade foi realizada em consonância com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133/2005 e celebrado em 21 de setembro.
A iniciativa integrou mais uma edição do projeto “Sal da Terra, o sete-lagoano que eu quero ser”, idealizado pelo parlamentar, que reconhece a importância da inclusão, do respeito e da valorização da diversidade.
Segundo o vereador, a proposta tem como base a valorização de pessoas que transformam e dão sentido à sociedade. “O Sal da Terra, como a gente fala, são pessoas que salgam a sociedade, trazem sabor, como a Bíblia nos ensina: temos que ser o sal desta terra. Realizamos várias edições desse projeto, e este, em especial, para pessoas com deficiência, é muito necessário, porque todos eles são exemplos de superação. Eles nos inspiram com sua força e fé, e seus familiares, com tanta garra, também foram homenageados”, destacou Téo.
Dados do Censo Demográfico 2022 (IBGE) apontam que o Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da população. Em Sete Lagoas, o índice é de aproximadamente 6,5% dos moradores, ou seja, 14.439 pessoas.
Entre os homenageados, o advogado Edson de Paula ressaltou a relevância do reconhecimento. “Essa homenagem, quando a gente está em vida, é muito importante. Não trabalhamos nem caminhamos pensando nela, mas quando acontece, engrandece toda a nossa jornada de dificuldades e conquistas. Só temos a agradecer ao Téo por esse momento, que nos faz muito felizes.”
Já Laís Bastos, inspiração para a criação da Associação Ivone e Pedro Lanza (IPELDOWN), expressou sua gratidão. “Quero agradecer ao Téo, ele é gente boa e muito amado, um grande parceiro.”
O vereador completou: “Assim como a Laís, vários guerreiros estiveram aqui hoje e deram exemplos de vida para todos nós. Parabéns!”
A cerimônia contou ainda com a apresentação musical de um dos homenageados mais conhecidos da população sete-lagoana, o músico, fonoaudiólogo, psicanalista e professor de música Evandro Abelin.
Homenageados:
- Aramita Júnia Pereira
- Banda Apaexonados
- Danielle Maria Araújo Martins
- Edson de Assis Vieira
- Evandro Abelin
- Fabiano Pires de Paula
- Francileide Aparecida Lira Alves
- Jeferson Miranda Costa
- Jonas Fernandes dos Anjos
- Jonathan Filipe Rocha da Silva
- Lais Bastos de Andrade
- Leonardo Rodrigues Bertoldo
- Matheus Tavares Freitas
- Micaele de Fátima Marias dos Santos
- Roberto Junior Aparecido
- Thiago Augusto Araújo Martins
- Weverty Marques de Souza Vertelo
- Wilson Divino Cardoso
Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas
Comentar