A Câmara Municipal de Sete Lagoas realizou, na última terça-feira (08), uma cerimônia especial de entrega de Moção de Congratulação à Guarda de Congo Nossa Senhora da Serra dos Maias, grupo centenário fundado em 1913 na Serra dos Maias, município de Inhaúma (MG). A homenagem, proposta pelo vereador Caio Valace (PDT), aconteceu na Galeria de Arte Stella Figueiredo Chassim Drummond e reconheceu a importância histórica e cultural da Guarda para a preservação das tradições afro-brasileiras.
O vereador destacou que o gesto simboliza o reconhecimento da Câmara à força e à resistência das manifestações tradicionais. “A Câmara de Sete Lagoas hoje se sente muito honrada em receber a Guarda de Nossa Senhora do Rosário – Serra dos Maias, uma guarda tradicional que carrega 112 anos de história. Estamos iniciando um processo de reconhecimento e visibilidade da nossa cultura e ancestralidade, resgatando nossa história e fortalecendo nossos vínculos com as tradições. É o que fazemos hoje ao homenagear essa Guarda tão importante, presente há tantos anos em nossas festividades. Começamos pelas guardas mais longevas e iremos homenagear todas as guardas de nossa cidade e região. É um compromisso com a tradição do nosso povo, da nossa gente, do nosso povo preto, que merece respeito e celebração”, afirmou o vereador e proponente da moção.
Fundada por Gercino Dias de Oliveira, Justalino Pereira Tavares e Percila Cândia Pereira, a Guarda de Congo Nossa Senhora da Serra dos Maias nasceu do encontro entre fé, cultura e resistência. Em 1918, foi celebrada pelo Padre Antônio Diniz Costa, a primeira Missa Conga na capela local, consolidando o grupo como referência espiritual e cultural da região.
Expressão viva do Congado Mineiro, a Guarda mantém rituais que unem música, dança, religiosidade e ancestralidade. Seus integrantes preservam símbolos como estandartes, coroas, paramentos, mastros e o rosário, representações da fé em Nossa Senhora e da herança africana que moldou a identidade do Brasil.
Uma das homenageadas, Aline Barbosa, emocionou-se ao falar sobre o significado da tradição. “Pra gente significa muito, pois trabalhamos não só pela fé, mas também pela cultura de carregar a história de nossos antepassados, não apenas os familiares, mas os históricos, como os negros que vieram antes de nós. Trazemos essa tradição conosco. É uma mistura de fé e devoção com cantos e danças africanas que expressam o peso do passado e hoje demonstram, com leveza, a nossa fé”, relatou.
Homenageados
- Antônio Geraldo Barbosa
- Alex Junio Gomes De Araujo
- Aline De Oliveira Barbosa
- Adão Arcanjo Barbosa
- André Inácio Martins
- Adelino Maciel De Oliveira
- Ângela Barão
- Bianca Araujo Barros
- Celino Martins Amorim
- Cheila Márcia Araujo Moreira
- Carmelita Conceição Gomes
- Carlos Roberto Barão Gomes
- Cleide Ana Lucia Da Silva
- David Ramos Da Cruz
- Flaviana Yara Gomes
- Francisco Martins Da Silva
- Guiomar Gonçalves Ramos Pereira
- Geraldo De Jesus Araujo
- Guilherme Pereira Reginaldo
- Jose Geraldo Moreira Barros
- José Ernanio De Araujo
- Juarez Dos Santos Barbosa
- José Pires De Oliveira
- José Geraldo Lima
- Jose Ferreira Dos Santos
- Junio Cesar Gomes Da Cruz
- Mateus Pires Barbosa (Representado por Ilda Pires)
- Manoel Martins De Araujo
- Miriam Fernandes Dos Santos
- Miguel Vitor Araujo Barros
- Rogério Pereira Fernandes
- Ricardo De Jesus Aparecido Tavares Carvalho
- Sebastião Dos Santos
- Paulo Manoel Pires
- Tiago Ramos Da Cruz
- Thomasio Vitorio Martins Vieira
- Vicentina Martins Barbosa (Representada Por Wagner Barbosa)
- Vicente Leopoldino Oliveira
- Wagner Martins Barbosa
- Vagner Aparecido De Araujo
- Vera Lucia Pereira Dos Santos
- Wantuil Pires Da Silva
- Naderge Pereira De Lima
- Ione Gomes De Oliveira
- Gilda Helena Pires
- Cauã Alves Andrade
- Ana Clara Viana Martins
- Isadora Aparecida Tavares Carvalho
- Wanderson Alves Da Cruz
- Luyz Gustavo Fernandes Ferreira
- Evandro Aparecido Santos Oliveira
- Mara Tavares Araujo
- Rogerio De Oliveira Costa – Vereador apoiador Inhaúma
- Maristela Martins dos Santos Barbosa
- Eponina Martins Costa
A solenidade reafirmou o compromisso do Legislativo sete-lagoano com o respeito à diversidade cultural e com a valorização do patrimônio imaterial que compõe a identidade mineira e brasileira, contando com a presença de lideranças culturais, religiosas, representantes de entidades, membros da comunidade e os integrantes da Guarda.
Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas
Comentar