Início » Câmara Municipal abre Semana da Consciência Negra com a exposição “O Legado Cultural de Cecília Preta em 20 Fotografias”
Cultura Eventos Sete Lagoas

Câmara Municipal abre Semana da Consciência Negra com a exposição “O Legado Cultural de Cecília Preta em 20 Fotografias”

Ação integra programação promovida pelo COMPIR em parceria com o Legislativo.

A Câmara Municipal de Sete Lagoas abriu as portas, na manhã da última segunda-feira (17), para a abertura oficial da Semana da Consciência Negra. A programação é uma realização do COMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), em parceria com o Legislativo. O momento também marcou a inauguração da exposição “O Legado Cultural de Cecília Preta em 20 Fotografias”, instalada na Galeria de Arte Stella Figueiredo Chassim Drumond, que transforma o espaço da Casa em um território de memória, reconhecimento e resistência.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Ivan Luiz (PDT); do vice-presidente do COMPIR, Marcelo Justino; de Fabiano Santana, vice-presidente da FESCAB (Federação Social e de Cultura Afro-Brasileira) e representante do vereador Rodrigo Braga (MDB), presidente da Comissão de Igualdade Racial da Câmara Municipal; além do curador da mostra e guardião do Memorial Cecília Preta, Gustavo Gomes, filho da homenageada, entre outras lideranças e representantes comprometidos com a pauta da igualdade racial.

Em sua fala, o presidente Ivan Luiz destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da identidade cultural da cidade. “Estamos aqui no hall da Câmara com o Memorial de Cecília Alves Gomes, a nossa Cecília Preta, Rainha Conga, que recebeu personalidades e fez a cultura de Sete Lagoas aparecer e se destacar. Reforçamos nosso compromisso com a preservação dessa história. É por meio dessas ações que damos força e voz ao nosso povo e à nossa cultura, para que se destaquem na cidade, na região, em Minas Gerais e em todo o Brasil”, afirmou.

O vice-presidente do COMPIR, Marcelo Justino, agradeceu à Câmara por destacar e valorizar a cultura preta. “Agradeço à Câmara por trazer à tona a cultura preta. Precisamos ocupar esses espaços, ter direito à fala e apresentar nossa realidade. Trazer esse debate para dentro da Câmara é fundamental, especialmente para o COMPIR”, destacou.

A Semana da Consciência Negra, celebrada em novembro, culmina no dia 20 de novembro, data em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência à escravidão e da luta pelos direitos do povo negro no Brasil. O período é dedicado à reflexão, ao combate ao racismo e à valorização da cultura afro-brasileira em suas múltiplas expressões.

Curador da exposição, Gustavo Gomes apresentou ao público a mostra “O Legado Cultural de Cecília Preta em 20 Fotografias”, que integra oficialmente a programação da Semana. “O sentimento é de gratidão por tudo o que minha mãe representa para a cultura afro-brasileira. É sempre necessário lembrar daqueles que vieram antes. A acolhida da Câmara, um espaço democrático, é muito significativa. Acredito que essa exposição vai despertar ainda mais curiosidade no público. Aqui está apenas uma parte do acervo; convidamos todos a conhecerem o Memorial Cecília Preta, no bairro de Fátima”, afirmou.

A mostra reúne 20 imagens acompanhadas de QR Codes que direcionam o público a conteúdos complementares sobre a trajetória da homenageada. Entre os destaques, está o quadro em que Cecília aparece ladeada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, obra da artista plástica Lena Eva, além de outras obras que resgatam sua força simbólica como referência da ancestralidade afro-brasileira em Sete Lagoas.

O evento de abertura contou ainda com uma apresentação de Maculelê, dança de origem afro-brasileira e indígena da Bahia que simula uma luta tribal com o uso de dois bastões, conhecidos como “grimas”. A performance, conduzida por Paulinho Godoy e por alunos da Escola Municipal Hilário Pereira da Fonseca, destacou a conexão histórica da capoeira com essa manifestação cultural, reforçando seu papel como expressão de resistência e identidade do povo negro.

Com esta ação, a Câmara Municipal e o COMPIR reafirmam seu compromisso com a igualdade racial, a valorização da cultura afro-brasileira e a preservação da memória do povo negro. A programação da Semana da Consciência Negra segue ao longo dos próximos dias, com a exposição aberta ao público.

Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE