Vereador se reuniu com o novo secretário de Educação, Fernando Campos, que também é favorável à criação de PPPs.
A Câmara Municipal de Sete Lagoas inicia a legislatura 2025-2028 com uma importante pauta liderada pelo vereador Caio Valace. Ele propõe que o município adote o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a construção e administração das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI), visando modernizar a gestão e resolver problemas crônicos de falta de vagas e infraestrutura precária.
“Essa é uma demanda muito urgente. São centenas de famílias, pais e mães, que precisam de um local seguro para deixar seus filhos enquanto trabalham, por exemplo”, defende o vereador. O pedido de providência, de número 293/2025, será apresentado na primeira reunião plenária do ano e encaminhado ao novo prefeito, Douglas Melo. Caio Valace já havia levado essa pauta ao então prefeito Duílio de Castro e, recentemente, reuniu-se com o secretário de Educação, Fernando Campos, para reforçar a importância do projeto.
Inspirado no modelo bem-sucedido de Belo Horizonte, onde a parceria público-privada levou avanços significativos para a educação infantil e fundamental, a proposta de Valace mantém a gestão pedagógica sob responsabilidade do município, enquanto a administração e manutenção das unidades escolares seriam geridas por entidades privadas.
O secretário de Educação, Fernando Campos, destacou ao vereador Caio Valace que a iniciativa é extremamente bem-vinda e já vinha sendo considerada como uma possibilidade estratégica para o município. Ele reforçou que, além de otimizar a gestão das unidades escolares, a proposta permitiria à administração pública direcionar mais esforços para a valorização pedagógica, enquanto contorna desafios financeiros na área da educação.
Por Ascom Vereador Caio Valace
Comentar