Evento apresentará resultados da consulta sobre os cursos e permitirá participação da população.
A população de Sete Lagoas terá uma ótima oportunidade de participar ativamente da construção de um dos projetos mais relevantes para o futuro da educação na cidade. Na próxima segunda-feira, 14 de abril, às 18h30, será realizada a audiência pública de apresentação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) no município. O encontro, aberto à comunidade, será um momento decisivo para consolidar o diálogo entre a sociedade e a instituição, além de divulgar os resultados da consulta pública sobre os cursos que serão ofertados no novo campus.
Os interessados já podem confirmar presença pelo link: https://bit.ly/audienciapublicaiftm. A audiência será um espaço democrático e essencial para definir o perfil educacional da unidade, com base nas reais demandas da cidade e da região. A implantação do IFTM em Sete Lagoas é fruto de articulação do vereador Caio Valace, que vem acompanhando e impulsionando todas as etapas do processo, desde o Pedido de Providência à Prefeitura até a efetivação da doação do terreno e o diálogo com as autoridades do Instituto e do Governo Federal.
“A chegada do Instituto Federal do Triângulo Mineiro a Sete Lagoas é um marco para a educação e para o desenvolvimento econômico da nossa cidade. A audiência pública será uma oportunidade para que a população conheça melhor o IFTM e participe da construção desse grande projeto educacional”, destaca Caio Valace, que também foi responsável por receber o reitor Marcelo Ponciano na Câmara Municipal e por intermediar importantes reuniões.
Com um investimento total previsto de R$ 13 milhões, o projeto já teve sua primeira parcela de R$ 1 milhão liberada. A licitação foi concluída, o contrato assinado e a ordem de serviço será liberada em breve. A audiência será o momento de divulgação oficial dos resultados da consulta pública conduzida pelo IFTM, que identificou as principais necessidades educacionais da cidade. A partir dessas informações, serão definidas as áreas dos cursos técnicos e tecnológicos a serem implantados no município.
Para o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, a instalação do campus em Sete Lagoas é um marco. “Sete Lagoas é uma cidade em constante crescimento e desenvolvimento. Sua vocação econômica, região estratégica e o grande número de indústrias demandam profissionais altamente qualificados e capacitados.
A oferta de cursos técnicos e tecnológicos pelo IFTM será fundamental para a formação de mão de obra especializada na própria cidade e, consequentemente, para o desenvolvimento do arranjo produtivo local. Os cursos estarão alinhados às necessidades da região, contribuindo para a geração de emprego e renda, e para o fortalecimento da economia local”, garante o Reitor.
A diretora de implantação do Campus Sete Lagoas do IFTM, Renata Marques dos Santos, reforça a importância do envolvimento da comunidade. “A implantação de um novo campus do IFTM em Sete Lagoas é um processo que envolve diálogo constante com a sociedade e com diversas instituições. A consulta para levantamento de cursos a serem ofertados nos permitiu entender as demandas educacionais da cidade, e a audiência pública é um momento essencial para apresentarmos esses dados e ouvirmos a população. Nosso compromisso é estruturar um campus que atenda às necessidades locais, fortalecendo o ensino público, gratuito e de qualidade e contribuindo para o desenvolvimento da região”, afirmou.
Histórico do projeto
A chegada do IFTM a Sete Lagoas foi anunciada em março de 2024 pelo Governo Federal, como parte do plano de expansão dos Institutos Federais no Brasil. Desde então, várias etapas foram concluídas: a doação de um terreno de quase 23 mil metros quadrados pela Prefeitura (com aprovação da Câmara Municipal), a publicação do edital de concorrência para as obras e o início das atividades educacionais com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), em parceria com a ETMSL. A expectativa é que as primeiras turmas iniciem as aulas em 2026, inicialmente com cursos técnicos integrados, seguidos por modalidades concomitantes e graduações.
Por Ascom Vereador Caio Valace
Comentar