Início » Sessão Solene homenageia projeto escolar sobre consumo consciente de energia
Sete Lagoas

Sessão Solene homenageia projeto escolar sobre consumo consciente de energia

Projeto escolar premiado nacional e internacionalmente une ciência, tecnologia e sustentabilidade em ações de conscientização sobre consumo de energia.

O Plenário da Câmara Municipal de Sete Lagoas sediou, na manhã da última quarta-feira (13), uma Sessão Solene de entrega de Moções de Congratulação, proposta pelo vereador Caio Valace (PDT). A homenagem reconheceu o impacto e a relevância do projeto “Consumo Consciente de Energia”, desenvolvido por alunos do 3º ano do Ensino Médio e professores da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo.

O parlamentar exaltou a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição e seus profissionais: “Quero parabenizar a Escola Estadual Deputado Renato Azeredo pela relevância, importância e pelo nível de educação que tem sido ministrado. Nós entendemos que é perfeitamente possível oferecer ensino público de qualidade e mostrar para a sociedade a capacidade, a competência técnica e o compromisso que esses alunos têm com o futuro. Estamos falando de energia limpa, de consumo consciente, de uma pauta mundial que repercute diretamente em nossa cidade. É um passo firme e importante, e queremos parabenizar todo o corpo docente e discente”, destacou Valace.

A diretora da escola, Ane Pontelo, reforçou que projetos como esse fazem parte da filosofia pedagógica da instituição, com resultados que ultrapassam os muros escolares: “Projetos interdisciplinares e multidisciplinares fomentam o protagonismo juvenil e geram impactos positivos na comunidade escolar e no entorno. O trabalho sobre uso consciente de energia, por exemplo, envolve física, biologia e matemática, mas também dialoga com questões ambientais e a crise energética. Além disso, temos iniciativas complementares, como a instalação de uma área pluviométrica para medir índices de chuva, tabular dados e criar novas atividades educativas voltadas para a escola e para a comunidade”, explicou.

Coordenado pelos professores Giezi Reginaldo, Douglas Michel e Ilda Passos, o projeto vai além do aprendizado teórico, estimulando ações concretas de sustentabilidade. A proposta surgiu da preocupação com as crises hídricas e o risco de apagões, incentivando práticas como o uso racional de equipamentos elétricos, a escolha de aparelhos mais econômicos e a realização de cálculos reais de consumo.

O professor Giezi Reginaldo explicou a dinâmica e os resultados do trabalho: “Queríamos despertar o interesse dos alunos para conteúdos como, Física e Matemática de forma prática e conectada à realidade deles. No projeto, os estudantes elaboram a planta baixa de uma residência, escolhem os equipamentos, calculam potência, tempo de uso e consumo. Depois, aplicam impostos incidentes na conta de luz, como ICMS e COFINS, para chegar ao valor real. Com isso, participaram de eventos como a Engenharia de Portas Abertas na UFJF, onde conquistamos o segundo lugar; o concurso Metodologia Estratégia Inovadora do IFMG, no qual ficamos em primeiro lugar no Ensino Médio; e apresentações no Instituto Federal de Santa Catarina. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou.

Como produto final, os alunos desenvolveram um aplicativo capaz de estimar, de forma rápida e acessível, o gasto de energia elétrica, aproximando o conhecimento escolar da realidade das famílias.

O projeto já recebeu reconhecimento e prêmios de instituições como UFMG, UFJF e IFMG, além de ter sido apresentado em eventos nacionais e internacionais, consolidando-se como referência acadêmica e científica e fortalecendo a cidadania ambiental.

Foram homenageados:

Gestoras

Ane Cristian Moreira Pontelo
Márcia Paulina Jorge
Michelle de Paula Silva Alves
Professores

Giezi Américo Reginaldo
Douglas Michel Costa Souza
Ilda Pereira Passos
Alunos

Ana Caroline de Araújo Sousa
Ana Luiza Vieira da Silva
Ana Vitória Goulart Mourão
Arthur Cristian Valença Vilela
Camille Cristina
Davi Gabriel Alves de Oliveira
Diego Henrique de Lima Pereira
Emanuel Junio Rodrigues Oliveira
Emily Eduarda Lopes do Nascimento
Enzo Gabriel Pereira Martins
Fernanda Soares Marques
Gabriel Augusto Rocha de Oliveira
Gabriely Silveira Valadares
Giovana Gonçalves M. de Souza
Guilherme Barros Viana
Hudson Daniel G. de Almeida
Isadora Luisa de Sousa Rocha
Jennifer Kastner de Lima Freitas
João Pedro Alves Viana
Júlia Rafaela Machado
Lara Vitória de A. Silva
Laura Beatriz Soares Fonseca
Leticia Santiago de Lima
Letícia Soares da Silva
Lorrana Gabriella da Silva Jardim
Lorrana Vittoria Soares da Silva
Lucas Alexandre de Souza Santos
Mateus Antony Barbosa Dias
Nicoly Almeida Quirino dos Santos
Samuel Lopes Vieira
Sophia Pinto Coimbra Pereira
Thaylla Fernandes Ribeiro
Victor Gabriel dos Santos
Vitória Gabriele Santos
Wellington Henrique dos Santos

Representando os colegas, o aluno Guilherme Barros Viana utilizou a tribuna para agradecer ao vereador Caio Valace, à Câmara Municipal e ao Cerimonial da Casa pela homenagem, ressaltando a importância do projeto em sua trajetória. “Esse projeto foi meu primeiro contato com a linguagem de programação, área que estudo atualmente. Ele despertou meu interesse pelo curso técnico que faço hoje e, provavelmente, influenciará minha futura escolha profissional e pessoal. Também me motivou a adotar práticas mais sustentáveis dentro de casa, economizando energia sem deixar de realizar minhas atividades diárias”, destacou.

Guilherme contou ainda que levou o aprendizado para fora da escola, auxiliando parentes e amigos com cálculos de consumo e incentivando-os a desligar aparelhos que, embora pareçam inofensivos, geram impacto significativo na conta de energia.

A aluna Nicole Almeida reforçou que o projeto trouxe mais consciência para o dia a dia dos estudantes. “É um equilíbrio, sabe? Muitas vezes nossos pais dizem: ‘Toma cuidado com o chuveiro, desligue quando for lavar o cabelo’, mas não temos noção do quanto isso realmente impacta no consumo de energia e na economia. Esse projeto nos mostrou que a consciência vai além do conselho dos pais, agora entendemos, de fato, a importância dessas atitudes. Quando finalizarmos os estudos e iniciarmos nossa vida profissional, teremos o cuidado de escolher equipamentos mais econômicos, investir em energia solar e adotar práticas que contribuam para um consumo mais responsável. A conscientização começa com a gente, passa para nossos irmãos, chega às próximas gerações e ajuda a construir uma sociedade mais equilibrada”, afirmou.

Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas

Revista Fanzini

Fanzini.com.br é sua revista eletrônica que aborda temas essenciais para o seu dia a dia. Com uma ampla gama de conteúdos, desde Life Style, Saúde e Moda até Cultura, Educação, Beleza, Empreendedorismo e Música, garantimos que sempre haverá algo interessante para você.

Comentar

clique para comentar

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE