Na Reunião Ordinária da semana também houve entrega de moções de congratulação e discussão sobre Samu Regional.
Um dos temas mais debatidos na 22ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Sete Lagoas, realizada na última terça-feira (1), foi o Projeto de Lei Ordinária nº 498/2025, do Executivo, que propõe a isenção do Imposto Sobre Serviços (ISSQN) às empresas concessionárias do transporte coletivo de Sete Lagoas por 12 meses. O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores também em sessão extraordinária, ocorrida nesta terça-feira.
O vereador Marcelo Cooperseltta (Mobiliza), que pediu a inclusão do projeto na pauta, defendeu a proposta como medida de alívio ao setor e anunciou a realização de uma Audiência Pública em 16 de julho, na Câmara, para ampliar o debate. Já Caio Valace (PDT) declarou ser favorável ao pagamento de subsídio ao transporte coletivo, e não conceder a isenção do imposto, destacando que se trata de um meio de transporte de massa e de uma política pública essencial, cuja responsabilidade cabe ao município.
O presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, orçamentária e de Tomada de Contas da Câmara, vereador Divaldo Capuchinho (Podemos), esclareceu, porém, que a isenção tem caráter temporário e não representa aumento de despesa contínua. Por outro lado, a vereadora Heloisa Frois (Novo) expressou preocupação com a falta de informações sobre as medidas compensatórias para a renúncia fiscal.
O Projeto foi aprovado em primeiro turno com maioria de votos, registrando apenas a abstenção do vereador Caio Valace (PDT). Posteriormente, foi encaminhado para a Sessão Extraordinária, juntamente com o Projeto de Lei Ordinária nº 405/2025, de autoria do Chefe do Executivo, que autoriza a contratação de operação de crédito com a Caixa Econômica Federal e prevê outras providências. Ambos foram aprovados em segundo turno pela maioria dos vereadores.
SAMU Regionalizado
O vereador Deyvison da Acolher (Solidariedade) voltou a alertar sobre os desafios enfrentados após a regionalização do SAMU. Segundo ele, o processo foi prematuro e tem impactado negativamente o atendimento à população. “Faltam ambulâncias, o atendimento é demorado, e eu tenho certeza que muitas vidas se foram, por causa de um atendimento que demorou”, afirmou. Ele destacou ainda que o prefeito tem se articulado com outros municípios da região para reestruturar o serviço de forma eficiente.
Homenagens ao esporte
Dois momentos de homenagem emocionaram os presentes. A convite do vereador Téo da Equoterapia (Podemos), a equipe R Tigre Taekwondo Clube foi agraciada com uma Moção de Congratulação entregue ao fundador Ronaldo Marques Barbosa e aos atletas da equipe, que conquistaram mais de 100 medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo 2025.
Em seu discurso, Ronaldo agradeceu o reconhecimento e destacou o poder transformador do esporte. “Estamos há anos desenvolvendo um trabalho sério. Somos a melhor equipe do Estado há quatro anos consecutivos. O Taekwondo salva vidas, disciplina e afasta nossos jovens dos caminhos errados”, afirmou, fazendo ainda um apelo por mais investimentos no esporte como ferramenta de educação.
O vereador Téo da Equoterapia, autor da homenagem, reforçou a importância da modalidade: “O Taekwondo ensina valores como respeito e disciplina. Já o incluímos no nosso projeto de equoterapia. É um instrumento fundamental na formação de crianças e adolescentes.”
Outra Moção de Congratulação foi entregue pelo presidente da Câmara, vereador Ivan Luiz (PDT), à atleta Raquel de Jesus Alves Mendes, tricampeã mineira de Taekwondo e integrante da equipe R Tigre. “Raquel é exemplo de superação e representa com orgulho Sete Lagoas, Minas e o Brasil. Investir em esporte é investir em um futuro melhor”, destacou o presidente.
Durante a reunião também foi anunciada a retirada dos vereadores Gilson Liboreiro (Solidariedade) e Deyvison da Acolher (Solidariedade) do bloco parlamentar “Unidos por Sete Lagoas”.
Ao todo, foram discutidas 118 proposições além das 24 matérias legislativas, 13 requerimentos, 89 pedidos de providência e 16 moções.
Por Ascom Câmara Municipal de Sete Lagoas
Comentar