Durante a realização do 7 Folia, o pré-carnaval de Sete Lagoas, são esperadas, em média, de 12 a 15 mil pessoas por final de semana, movimentando o shopping, hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, postos de combustível, lojas de roupa, farmácias e muitos outros comércios e serviços locais. Apesar de ter sido apenas a primeira rodada de shows com artistas consagrados nacionalmente e talentos da cidade, projeções feitas por representantes de entidades de classe comerciais e especialistas do setor de turismo indicam que Sete Lagoas colherá, por um bom tempo, os frutos do sucesso do 7 Folia, que continua a partir da próxima sexta-feira (07/02).
Ronaldo Oliveira, gerente de vendas do San Diego Veredas Sete Lagoas, falou sobre a experiência de hospedar Reinaldinho, ex-vocalista do Terra Samba, e as expectativas quanto à construção de uma cidade mais festiva e turística. “Tivemos uma excelente experiência. Reinaldinho e toda a sua equipe foram muito simpáticos e atenciosos. Para nós, a parceria com eventos públicos é fundamental. Contamos com uma excelente estrutura, considerada a melhor da cidade, e temos colaborações com grandes produtores locais e regionais. Na maioria das vezes, hospedamos os artistas que se apresentam em Sete Lagoas”, conta.
De acordo com Leonardo Campolina, da Agência de Prospecção de Eventos de Sete Lagoas (PRO7 Eventos), a tendência é que o movimento na rede hoteleira se intensifique nos próximos finais de semana do 7 Folia.
Segundo o dirigente da PRO7 Eventos, Sete Lagoas colherá os frutos desse pré-carnaval durante todo o ano. “Para qualquer evento que acontecer daqui para frente, o cartão de visita será este pré-carnaval. Só tenho elogios ao evento: à segurança, ao controle dos ambulantes, à movimentação, ao comportamento do público, tudo com muita tranquilidade. As pessoas estão muito felizes — tanto os hotéis quanto os restaurantes, o comércio em geral e os prestadores de serviços. Todos estão muito satisfeitos com o resultado do primeiro fim de semana do pré-carnaval e acreditam que os próximos serão ainda melhores. À medida que as pessoas percebem que o evento está funcionando bem e que é atrativo, a tendência é que a participação aumente. E isso terá um impacto positivo ao longo de todo o ano. Se continuar assim, com certeza colheremos bons frutos por um longo tempo”, finalizou Campolina.
O empresário Geraldir Alves, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), também avaliou o primeiro final de semana do pré-carnaval e suas expectativas. “Considero positivo, pois um evento deste porte beneficia todos os segmentos do comércio. Ainda não é possível mensurar os resultados de forma precisa, mas tenho certeza de que diversos setores terão uma avaliação positiva até o final de fevereiro e durante todo o ano, a médio e longo prazo”, ressaltou.
Por fim, o presidente do Grupo Uai de Hotéis e Pousadas de Sete Lagoas e região, Thauan Corrêa, também destacou a importância do 7 Folia para toda a região e para o segmento de hotelaria e pousadas. “Só ouvi elogios. Há muita esperança de que Sete Lagoas volte a ser reconhecida no cenário, não apenas em Minas Gerais, mas também nacionalmente, com a realização de grandes eventos. Esse é um passo muito importante, não só para o turismo, mas também para a economia local e o desenvolvimento da cidade e da região. Quando falamos de Sete Lagoas, falamos de toda a região, pois a cidade é uma grande mantenedora da economia local. Se Sete Lagoas não se movimenta, o impacto é sentido em todo o entorno, que enfrenta dificuldades”, afirmou.
Para Thauan Corrêa, o primeiro final de semana do 7 Folia foi positivo. “Trata-se de um recomeço, mas só há elogios e muita esperança. Vamos em frente, pois, com esse olhar voltado para o turismo e o desenvolvimento econômico, se a gestão continuar apostando nesse caminho, o sucesso virá não apenas para Sete Lagoas, mas para toda a região. Eu sou do entorno, mas participo ativamente da vida econômica de Sete Lagoas, tenho negócios na cidade e vejo esse momento com muito bons olhos”, concluiu o presidente, que também é proprietário da Pousada Sol Nascente e da agência de viagens Viaje Fácil.
Por Ascom Prefeitura Municipal de Sete Lagoas
Comentar