Ano novo, contas novas.
Todo início de ano traz consigo aquela sensação de recomeço. Um ano novinho nos foi concedido e mais chances para tirar os planos do papel e realizar sonhos. Mas, a chegada do ano novo também nos traz uma série de compromissos financeiros extras.
As despesas extras, somadas as contas tradicionais podem apertar o orçamento.
Por isso hoje, listamos 5 dicas para te ajudar a organizar suas finanças para pagar as contas extras sem se endividar neste início de ano.
1) Planeje os pagamentos dos impostos anuais: despesas como o IPTU e o IPVA são extras, mas previsíveis. Sempre que possível, priorize o pagamento à vista, e aproveite os descontos oferecidos. Se isso não for possível avalie as condições financeiras, ajustando uma parcela que cabe no seu orçamento.
2) Crie um plano de pagamentos: organize um cronograma para pagar suas despesas ao longo do ano, definindo metas mensais e ajuste seu orçamento de acordo com as suas prioridades . Não confie apenas na memória. Seja no papel, em um aplicativo ou mesmo em uma planilha no Excel, faça o controle das contas a pagar.
3) Elimine gastos desnecessários: identifique gastos supérfluos que possam ser eliminados, ou mesmo adiados. Algumas pequenas mudanças, como cancelar serviços desnecessários ou substituir marcas e reduzir a quantidade de passeios, por exemplo, podem gerar economias que podem ser significativas a médio e longo prazos.
4) Aproveite eventuais fontes de renda extra: algum bônus, comissão, ou outro dinheiro extra que possa surgir nesse início de ano pode ser usado para ajudar a pagar as despesas extras. Caso não tenha, considere a possibilidade de começar algum trabalho que te gere renda extra.
Comentar